Fazendinha será palco para iniciativas sustentáveis na FEMAGRI
Espaço dedicado às demonstrações se ampara no uso racional de recursos naturais, baseados no Protocolo Gerações
Em uma feira, ter acesso às demonstrações e novidades, obviamente, é a forma mais prática de se familiarizar com o que está sendo oferecido. Certamente por isso, a Fazendinha chega com a proposta de ser mais dinâmica e totalmente sustentável. Amparada no uso racional dos recursos naturais, que são a base do Protocolo Gerações, programa de sustentabilidade desenvolvido pela Cooxupé.
O espaço, que faz parte da 22ª FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé, traz para a edição presencial após dois anos – além dos pequenos animais, lago de peixes e variedade de plantas – soluções alinhadas com as boas práticas ambientais e que falam a “língua” do exigente mercado consumidor, sempre em busca de iniciativas seguras de conservação.
Agricultura regenerativa
De acordo com Eduardo Renê da Cruz, Coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o que há de mais atual estará entre as demonstrações como, por exemplo, o cultivo de plantas de cobertura e a importância do controle biológico.
Renê elenca, também, outros projetos de conservação e estimulo às práticas sustentáveis. “Durante a feira teremos a apresentação de um projeto que produz fertilizantes com menor emissão de carbono. Teremos, ainda, orientações sobre conservação de florestas, proteção de recursos hídricos e demonstrações de produtos biológicos que têm benefícios no controle de Bicho Mineiro, Broca, nematóides e doenças do café”, afirma.
Dessa forma, será possível munir o produtor de café cooperado com o que há de mais atual em termos de produtos e técnicas conservacionistas, que auxiliem o trabalho na lavoura sem afetar o meio ambiente.
Além disso, haverá a demonstração de um sistema de irrigação, onde a equipe técnica da Cooxupé vai mostrar a viabilidade do uso da tecnologia na cafeicultura atualmente já que, sobretudo nos últimos anos, as lavouras foram muito afetadas pela estiagem.
Outras novidades
Durante a FEMAGRI, o visitante contará, também, com demonstrações do uso de energia solar e outros, como frisa Renê.
“Na Fazendinha teremos demonstração de estrutura de energia fotovoltaica e seus benefícios para a propriedade. Vamos ter a apresentação de um trabalho sobre resíduos de glifosato em grãos de café realizado por Guy Carvalho, Luiz Viana e Illy Café. E, em parceria com o SEBRAE, teremos palestras sobre empreendedorismo feminino, sucessão familiar e gestão da propriedade. Além de oficinas de robótica para o público infanto-juvenil”, pontua.
Como resultado, os visitantes terão acesso aos processos que estão em consonância com as certificações e prezam, enfim, pela constante melhoria nos negócios.
Por fim, a FEMAGRI ocorre nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé/MG.