Padrão de qualidade do café será informado nas embalagens a partir de 2023

Padrão de qualidade do café será informado nas embalagens a partir de 2023

Produtores e indústria terão que informar tipo do grão e grau da torra do produto

< 1 minuto de leitura

O Ministério da Agricultura aprovou, definitivamente, uma nova determinação para o padrão oficial de classificação do café.

A partir de 2023, em síntese, produtores e a indústria terão que informar nas embalagens o tipo do grão e o grau da torra.

A medida favorece o consumidor da bebida, que terá mais detalhes sobre o café que vai beber, como explica o portal Cafeicultura.

Padrão de qualidade

Karina Coelho, Coordenadora do Ministério da Agricultura diz, a princípio, que o principal impacto para o consumidor são as informações obrigatórias que vêm na rotulagem.

“A espécie (arábica ou robusta), o ponto de torra e, com isso, a gente também pretende aumentar a exportação do café torrado”, afirma.

Desse modo, haverá também a informação sobre o nível de pureza do café nas embalagens a partir de janeiro do ano que vem.

Demanda antiga

A classificação, em conclusão, atende uma demanda antiga do setor cafeeiro local. O presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, explicou como a medida pode melhorar o mercado.

“Os nossos consumidores, a dona de casa, poderão ficar tranquilos que esse café que será consumido no país passará pela fiscalização que tem regras muito severas sobre aquilo que está sendo oferecido no mercado. Para a indústria, é uma tranquilidade, porque são normas que poderão ser exequíveis, poderão ser cumpridas e, ao mesmo tempo, poderão ser observadas e acompanhadas”, disse.


Tags: