Participação brasileira em feira na Coreia do Sul pode render US$ 29,1 milhões

Participação brasileira em feira na Coreia do Sul pode render US$ 29,1 milhões

Empresários do país concretizaram US$ 9 milhões na Cafe Show Seoul 2022

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Entre 23 e 26 de novembro, 14 empresas nacionais realizaram contatos comerciais com 232 compradores e formadores de opinião da Coreia do Sul. Tudo ocorreu, pois, nas reuniões de negócios e sessões de cupping realizadas no estande brasileiro dentro da Cafe Show Seoul 2022. Trata-se, contudo, da maior feira de cafés daquele país, que teve 672 expositores e 3.533 marcas de 35 países. Foram 160 mil visitantes, de 80 nações, nesta edição realizada na capital sul-coreana.

A iniciativa, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pode render US$ 29,1 milhões em negócios. Com US$ 9 milhões já fechados no evento e a possibilidade para a concretização de outros US$ 20,1 milhões nos próximos 12 meses.

“O mercado coreano está ‘in love’ com os cafés especiais, nunca vi uma feira igual nesse sentido. Há um aglomerado de pequenos torrefadores que estão entrando no mercado e, como o mercado é muito competitivo, qualidade e história dos cafés especiais são os grandes diferencias. Nesse quesito, o Brasil está muito bem preparado e representado”, destaca, assim, o presidente da BSCA, Henrique Cambraia.

Crescimento

Dessa forma, não à toa, os resultados totais alcançados na feira deste ano representam um crescimento de 190%. Isto, pois, na comparação com os números obtidos com a participação na Cafe Show Seoul 2019. Quando os empresários nacionais concretizaram um total de negócios da ordem de US$ 10,04 milhões, em contato com 200 clientes sul-coreanos.

A participação brasileira se deu em um estande estruturado na feira, que contou com duas bancadas expositivas de participantes do projeto, um brew bar e espaço onde foram realizadas 10 sessões de cupping dos cafés especiais. A embaixadora do Brasil em Seul, Márcia Donner Abreu, também marcou presença no espaço durante o evento.

A Coreia do Sul é um dos mercados-alvo do “Brazil. The Coffee Nation”. No acumulado de janeiro ao fim de outubro de 2022, o país asiático importou o equivalente a US$ 85,9 milhões das empresas apoiadas pelo projeto setorial. Esse volume representa 52,3% dos embarques totais de cafés diferenciados aos sul-coreanos neste ano e implica um crescimento de 70% frente ao desempenho registrado nos 10 primeiros meses de 2021.