Pesquisadores ‘alimentam’ microalgas com café para produzir biodiesel

Pesquisadores ‘alimentam’ microalgas com café para produzir biodiesel

Experimento feito no Reino Unido apresentou bons resultados e deve ajudar, inclusive, no descarte correto da borra

2 minutos de leitura

Quem diria que o café nosso de cada dia seria escolhido para um experimento um tanto inusitado? Em Liverpool, no Reino Unido, dois pesquisadores da Aston University produziram biodiesel de alta qualidade. Isso, após ‘alimentar’ e cultivar microalgas com restos de café, como mostra reportagem do Comunicaffe. 

De acordo com os professores de engenharia química, Dra. Vesna Najdanovic e o Dr. Jiawei Wang, o cultivo das algas permitiu que elas fossem transformadas em combustível.

Pesquisadores alimentam microalgas

Atualmente, cerca de 98 milhões de xícaras de café são consumidas, diariamente, no Reino Unido. Contribuindo, dessa forma, para o descarte de uma enorme quantidade de borra de café. Assim, boa parte tem como destino final o lixo terminando, principalmente, incinerados ou em aterros sanitários.

No entanto, os pesquisadores descobriram que a borra de café usada fornece uma estrutura e nutrientes para a alimentação e desenvolvimento da microalga (Chlorella vulgaris sp.).

Como resultado, eles conseguiram extrair biodiesel aprimorado que produz emissões mínimas e bom desempenho do motor. E, especialmente, atende às especificações dos EUA e da Europa.

Publicação do estudo

O estudo entitulado “Aprimorando o ambiente de crescimento para microalgas anexadas para povoar a borra de café na produção de biodiesel”, teve a publicação feita, inicialmente, na edição de novembro de 2022 da revista científica Renewable and Sustainable Energy Reviews.

Sobretudo, as algas tiveram o seu cultivo em materiais como espuma de poliuretano e nylon que não fornecem nenhum nutriente, até para não interferir no estudo. E, posteriormente, os pesquisadores descobriram que as células de microalgas podem crescer no café restante sem precisar de outros nutrientes externos.

Eles descobriram, também, que expor as algas à luz por vinte horas e, na sequência, ao escuro por outras quatro horas, criava um biodiesel de melhor qualidade.

Experimento Sustentável

De acordo com o Dr Najdanovic, o estudo é um avanço no sistema de cultivo de microalgas. “O biodiesel de microalgas ligado à borra de café pode ser a escolha ideal para a comercialização de novas matérias-primas, evitando a competição com culturas alimentares”.

Por fim, ele frisa o caráter sustentável do experimento. “Além disso, o uso dessa nova matéria-prima pode diminuir o corte de palmeiras para extração de óleo para produção de biocombustível. No sudeste da Ásia, isso levou ao desmatamento contínuo e ao aumento das emissões de gases de efeito estufa.”

Os pesquisadores tiveram, ainda, a colaboração de colegas da Malásia, Tailândia, Egito, África do Sul e Índia. E o trabalho, em suma, teve o financiamento do setor de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (Aston University).


Tags: