Bayer e Abag anunciam parceiros para o Prêmio Mulheres do Agro 2023

Bayer e Abag anunciam parceiros para o Prêmio Mulheres do Agro 2023

Empresas se juntam à iniciativa para dar mais força à premiação e endossar a presença feminina do setor

2 minutos de leitura

Idealizado pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o Prêmio Mulheres do Agro chega em sua sexta edição com reforços.

A princípio, empresas, associações e institutos se uniram para dar ainda mais força à premiação. Esta, desde sua criação, em 2018, já reconheceu a gestão inovadora e sustentável de 45 mulheres no setor e recebeu mais de 900 inscrições.

Ao todo, o projeto terá o apoio de cinco entidades parceiras. Entre elas: Embrapa Nacional, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia. Bem como Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Transformação do setor

De acordo com a especialista em Comunicação da Divisão Agrícola da Bayer, Isabela Fagundes, a companhia acredita que é possível ampliar ainda mais a capilaridade do Prêmio Mulheres do Agro. Bem como conseguir transformar o setor por meio de parcerias.

“A Bayer e a Abag, juntas, já alcançaram um número grande de mulheres. Mas, entendemos que estava na hora de unir forças com mais empresas que possuíam o mesmo propósito: reconhecer e incentivar outras mulheres no agronegócio como um todo”, contou.

Presença feminina

Apesar de pesquisas indicarem um avanço expressivo na presença feminina no setor, Isabela afirma que ainda há muito o que se progredir. Para, dessa dorma, ser possível alcançar um patamar de equidade de gênero.

“Por este motivo, a Bayer, como empresa, busca sempre firmar parcerias onde enxerga potencial de alcançar cada vez mais mulheres para que juntos seja possível unir forças e reconhecer o potencial que todas possuem”, disse a especialista.

Novidades na premiação

Em 2023, Prêmio Mulheres do Agro traz novidades. Além do apoio institucional das entidades parceiras, a iniciativa também contará com um reforço no time de embaixadores internos. Neste ano, 21 colaboradores da Bayer, que estão no dia a dia do campo com agricultoras, se propuseram a entrar na missão de incentivá-las nas inscrições.

Este número cresceu cerca de 20% em comparação a 2022, ano em que tiveram um papel importante no resultado divulgado em outubro: 70% das vencedoras foram resultado deste trabalho diário.

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro 2023 serão abertas no dia 3 de maio, durante a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola da América Latina e que é realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Nesse sentido, serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove vencedoras, que serão reveladas durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo.

Sobre o Prêmio Mulheres do Agro

Antes de mais nada, o projeto tem por objetivo valorizar e reconhecer a contribuição da mulher para o agronegócio brasileiro. Além de disseminar as boas práticas de gestão sustentável e incentivar o protagonismo feminino no campo.

A premiação tem como tema o ESG e reconhece mulheres rurais que realizam uma gestão sustentável, com foco nos pilares de governança, social e ambiental.

O Prêmio Mulheres do Agro é destinado às produtoras rurais que estejam à frente da gestão da propriedade rural. Seja ela pequena, média ou grande, localizada no território brasileiro.


Tags: