Programa da Apex-Brasil e Mapa promove o agro do Brasil no exterior
Apex-Brasil, Mapa, MRE e setor privado unem esforços no PAM-AGRO para promover a imagem do agronegócio brasileiro fora do país
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou, neste mês de setembro, o segundo ciclo do Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO). O objetivo do projeto é promover o agro do Brasil no exterior.
O PAM AGRO vai durar pelos próximos dois anos. Assim, ele deve impulsionar as exportações a partir da melhoria da percepção de mercados internacionais estratégicos sobre os produtos do agronegócio brasileiro. Isso por meio de um esforço concentrado de produção e disseminação de informações que destaquem a sustentabilidade, segurança e a tecnologia dos produtos.
A princípio, o foco desta edição é o continente europeu. O continente é considerado um grande influenciador da opinião pública internacional e um dos principais destinos das exportações do Brasil.
Portanto, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, disse que com foco, exatidão e transparência, o Programa pretende intensificar e aprimorar o combate contra a desinformação.
“Entraremos em campo como o que somos de fato: referências no desenvolvimento sustentável. Além do desenvolvimento que assegura o fundamental equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental. Referências na agricultura de baixo carbono, nas energias limpas e renováveis. Referências nas tecnologias e inovações que operam verdadeiros milagres”, disse.
Agro do Brasil no exterior
Também participaram do lançamento o ministro das Relações Exteriores, Carlos França e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Além de representantes das instituições do setor privado que integram a iniciativa, parlamentares, entre outros.
Ao todo, 14 entidades setoriais trabalham em conjunto com a Apex-Brasil na implementação do programa. Entre elas, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, demonstrou satisfação por fazer parte de um momento tão importante.
“Nós precisamos aproximar a percepção da realidade para que o mundo reconheça a excelência e a liderança do Brasil.”
A iniciativa foi criada em 2017, como resultado da parceria entre a Apex-Brasil e o setor privado. Conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Mapa.
Exportação agro
Entre janeiro e agosto de 2021, as exportações do agro somaram US$ 83,59 bi. Assim, a cifra é recorde para o período e 20,7% maior em comparação ao mesmo período de 2020.
Os produtos do agronegócio representaram 44,2% das exportações totais brasileiras (US$ 188,94 bilhões) no acumulado do ano.
Portanto, o agronegócio é o principal responsável pelo superávit na balança comercial do país.