Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista forma 5ª turma

Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista forma 5ª turma

Curso é resultado de parceria entre Cooxupé, Fundace e Sistema Ocemg/Sescoop-MG; formatura aconteceu no dia 5 de junho

5 minutos de leitura

Com o objetivo de promover a educação, atualizar informações e gerar novos conhecimentos para os produtores cooperados, a Cooxupé, Fundace e o Sistema Ocemg/Sescoop-MG firmaram uma parceria em 2018 para a criação do Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista. Que, desde então, já formou mais de 160 produtores cooperados.

Agora, em 5 de junho, foi realizada a formatura da 5ª turma, composta por 37 cooperados. Levando, assim, mais qualificação profissional para que os produtores enfrentem os desafios do cooperativismo. E, então, fortaleçam cada vez mais a cooperativa e sua gestão.

Educação Cooperativista

No período da tarde, os formandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para a diretoria executiva da Cooxupé. Além de superintendentes e comunicação corporativa. Os temas que debateram foram Sucessão Familiar, Clima, Sustentabilidade, Fidelidade, Concorrência e Gestão da Produção.

Já à noite, pois, houve a solenidade na Assoxupé. Nesse sentido, compuseram a mesa o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo e o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho. Além de Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg/Sescoop-MG. Em suma, a organização da cerimônia ficou por conta da professora Adriana Procópio, que também representou a Fundace.

Desafios do cooperativismo

De acordo com Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a formatura é o reflexo da força de vontade e do papel transformador da educação.

“É evidente a motivação de vocês, alunos cooperados, a saírem de suas casas e cidades, durante o tempo do curso, para vir até Guaxupé. Isso em busca de capacitação e de novos conhecimentos. Hoje, vocês levam tudo o que aprenderam aqui para seus trabalhos. Desenvolvendo uma gestão cada vez mais estratégica e assertiva e, também, estão preparados para lidar com os desafios do cooperativismo. Até porque é sempre importante lembrar: a Cooxupé é de vocês, cooperados! Vocês são os proprietários dessa cooperativa, que muito nos orgulha com mais de 90 anos de história”, destacou.

Ademais, o presidente da Cooxupé reforçou a importância do capital humano no sistema cooperativista.

“Por meio desse programa, seguimos os princípios do cooperativismo. Especialmente aquele que foca a educação, formação e informação. Com isso, certamente fortalecemos o nosso compromisso com as comunidades onde a Cooxupé está presente. Pois acreditamos que uma sociedade cada vez mais instruída é exemplo de cidadania, desenvolvimento e evolução”, disse Melo. 

Eixos

Para Adriana Procópio, inclusive, o curso tem o objetivo de trazer a educação cooperativista em três grandes eixos. Sendo assim, são eles: agronegócio, cooperativismo e gestão da propriedade.

“E a importância disso tudo é para os cooperados poderem gerenciar também as suas propriedades de maneira mais assertiva. Além de entenderem melhor a cooperativa e o agronegócio. Ou seja, o associado sendo forte, com certeza, traz esse resultado para a cooperativa também, tornando-a mais forte. É visível a evolução desses cooperados do dia que eles chegam no primeiro encontro. E, ao final, a satisfação que ficam da evolução desse conhecimento nesses três grandes eixos”, analisou.

Sustentabilidade

De antemão, Andréa Sayar disse aos formandos que, ao concluírem essa etapa, todos têm melhor compreensão acerca do papel de cada um enquanto produtores.

“Esse programa é, também, para que vocês se vejam e se reconheçam como agentes de transformação e de prosperidade social. Sabemos fazer bem feito e com responsabilidade social e ambiental, unidos na causa de que o agro é top. Por fim, esse curso vem para relembrar o motivo de fazerem parte dessa cooperativa. Assim, inspirando seus colegas cooperativistas e sendo exemplo para a nova geração que está chegando”, considerou.

Opinião de cooperados formandos

  •  Flávio Francisco da Cruz, cooperado de Nova Resende 

“Assim que recebi o convite para participar do curso eu fiquei ressabiado. Porque faz muito tempo que eu saí da escola, estudei até o 3º colegial. Graças a Deus deu tudo certo, foram muitas coisas novas e aprendi muito. O curso nos permite aplicar muita coisa em nossas propriedades. Aliás, aprendemos sobre a Cooxupé e, também, sobre o cooperativismo. Foi muito gratificante. Em suma, a experiência vai agregar, levei conhecimento aos meus pais e também deixarei para meus filhos que vêm crescendo. Eu já me preocupo em mostrar para eles o quanto o estudo faz a diferença.”

 Flávio Francisco da Cruz disse que a experiência de fazer o curso foi gratificante
  • Augusto Cunha Filho, cooperado de Patrocínio

“Recebi o convite para participar do curso. E, no início, pensei muito na questão de conciliar com o trabalho, devido ao deslocamento ser mais longo, 450 km e 10 horas ida e volta. Entretanto, assim que iniciei o curso, fiquei muito satisfeito. Além dos professores serem altamente capacitados, a parte de intercâmbio com outros produtores de realidades diferentes agregou muito. Nos intervalos, como no cafezinho e na resenha, trocamos muitas experiências que vamos levar para o nosso dia a dia. Por exemplo, um produto ou um manejo diferente utilizado na lavoura. Isso agregou muito, além do conhecimento teórico, essa vivência na prática nos ajuda muito.”

Augusto Cunha Filho destacou a troca de experiências com outros cooperados
  • Pedro Henrique Pereira Vilas Boas, cooperado de Guaxupé

“O convite para participar do curso foi inesperado e fiquei muito feliz. O curso agregou muito, não só na parte acadêmica, mas também na social. Inclusive, ampliamos nosso círculo de conhecimento, de amizade, troca de experiências e isso é muito importante e realizador para nossas vidas. Em conclusão, aprendemos muito sobre administração da cooperativa e levaremos cada conteúdo para a nossa propriedade.”

Pedro Henrique Pereira Vilas Boas contou que vai levar todo o conhecimento para sua propriedade

Mais depoimentos sobre educação cooperativista

  • Carlos Emídio Fernandes Vieira, cooperado de Cabo Verde

“Esse curso de cooperativismo nos trouxe um grande enriquecimento. Tanto na área técnica e, principalmente, no cooperativismo em si. Isto é, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Cooxupé, os benefícios, a segurança que a cooperativa nos traz. Então, isso foi muito válido.”

Carlos Emídio Fernandes Vieira falou que aprendeu mais sobre cooperativismo
  • Douglas José da Silva, cooperado de Conceição da Aparecida

“O curso trouxe muita informação para os cooperados convidados e reuniu vários produtores de diversos lugares onde atua a Cooxupé. Nesse sentido, houve uma troca de conhecimento muito grande. Principalmente o aprendizado que tivemos com os professores sobre várias áreas. Tenho certeza que foi de muito valia, especialmente o networking. Além do convívio com os professores, o pessoal da Cooxupé e, também, a troca de experiências entre os alunos”

Douglas José da Silva celebrou o networking e o convívio com os professores durante o curso