Qual é o melhor café para quem está começando apreciar a bebida?

Qual é o melhor café para quem está começando apreciar a bebida?

Consultora desmistifica tipos de café para os iniciantes

2 minutos de leitura

Café não é tudo igual. No Hub do Café, inclusive, há uma infinidade de dicas sobre isso, explicando sobre os tipos de grão, moagem do pó, a importância da torrefação e como os métodos de preparo influenciam no aroma, sabor e até na textura da bebida. Mas, e no caso dos iniciantes, que estão começando no mundo do café, como fazer escolhas?

Pensando nesse público que está começando a se aventurar pelo fascinante mundo dos cafés, reunimos aqui, com a ajuda de uma especialista, várias dicas bem bacanas. Vamos a elas?

Café bom para iniciantes

No mundo dos cafés há diferentes classificações que são feitas, basicamente, de acordo com a qualidade apresentada. Temos, via de regra, o café extra-forte, o tradicional, o gourmet e, por fim, o especial.

E todos, com suas particularidades, agradam a diferentes tipos de paladar. Eliana Relvas, que é consultora em cafés, argumenta que o ideal é que a pessoa, de antemão, comece com cafés suaves.

“Para os iniciantes o ideal é experimentar cafés de melhor qualidade, como os gourmets e superiores, que terão notas achocolatadas. Dessa forma, a pessoa tem uma percepção melhor de aroma e sabor”, explica.

Outra vantagem, é que bebendo um café de melhor qualidade e que é, também, mais agradável, faz-se menos uso do açúcar, devido ao equilíbrio de acidez.

Tipos de preparo

Para iniciar no mundo dos cafés, a consultora tem uma dica que se refere, especificamente, ao método de preparo. “A pessoa pode ir variando os tipos de preparo, seja com uma cafeteira diferente, consumir o café com leite ou em um cappuccino, que podem ser interessantes”, diz.

Até porque, a depender do tipo de preparo, há diferenças no sabor e no aroma. Por exemplo, existem métodos como a prensa francesa, a cafeteira moka, a extração com filtro de papel, filtro permanente, e mais. E essa gama de possibilidade eleva, indiscutivelmente, as experiências para com a bebida.

Café solúvel

No entanto, se alguns métodos de café exigem uma bagagem ou mesmo curiosidade por parte desse novo apreciador, outros vão facilitar a rotina do dia a dia, reduzindo os itens necessários e até o tempo de preparo. Sim, estamos falando do café solúvel, que ao ser misturado com água ou leite quente, se dissolve e está pronto.

Nesse caso, Eliana Relvas comenta que muita gente opta por ele. “Muitas vezes, a iniciação para quem é leigo acaba sendo com o café solúvel. Por ser mais fácil de preparar e ter uma mistura com leite, acaba sendo a preferência de algumas pessoas. E seria, assim, um bom caminho para os iniciantes pois há uma variedade de sabores e aromas”, define.

Em qual horário tomar café?

Por fim, a depender do preparo ou mesmo quantidade de pó, o café pode ficar mais forte ou mais fraco. E a consultora em café enfatiza que, antes de mais nada, o ideal é se atentar ao horário em que a pessoa vai tomar essa bebida.

“Aqui cabe uma pauta para dizer qual o melhor horário para tomar café. Normalmente, cafés mais fortes no período da manhã. Cafés mais suaves ao longo da tarde ou mesmo os cappuccinos podem ser uma boa alternativa”, conclui ela.


Tags: