Rodada de negócios promove cafés especiais do Brasil no exterior
Reuniões virtuais, promovidas pela CNA e Apex-Brasil, incentivam contato entre produtores locais e compradores internacionais
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) fará uma rodada de negócios virtual entre produtores de cafés especiais e potenciais compradores fora do Brasil.
Dessa forma, o projeto visa incentivar a venda de cafés especiais do Brasil para o mundo.
Assim, quem quiser participar da rodada, que é de graça, pode fazer a inscrição até esta terça-feira, 21 de setembro. Pelo link.
Rodada de negócios
Então, as reuniões da rodada serão entre os dias 8 e 12 de novembro. O projeto dará a chance para produtores de cafés especiais do Brasil conhecerem e negociarem direto com compradores de fora.
Acima de tudo, o objetivo é criar encontros de negócios entre empresários rurais do Brasil e compradores de outros países. Isso tudo de forma virtual, com datas e horários marcados.
Assim, Estados Unidos, Mercosul, União Europeia e Oriente Médio são mercados principais.
Por outro lado, o público-alvo são produtores de café de alta qualidade, participantes do projeto Agro.BR, com interesse e capacidade para atendimento a demandas mundiais.
Cada reunião terá uma hora. Todos os participantes terão uma agenda completa com os horários das reuniões. Assim, o número de reuniões poderá variar conforme setor de atuação da empresa.
Os produtores também podem tirar dúvidas sobre a rodada de negócios pelo e-mail
Cafés especiais
A Apex-Brasil e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) têm o projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.
O objetivo é valorizar e incentivar a venda cafés especiais do Brasil para o mundo.
Em 2020, por meio do projeto, o país teve receita de US$ 1,804 bilhão com a exportação realizada por empresas apoiadas.
Ou seja, superando a projeção estipulada de US$ 1,015 bi com crescimento de 6% sobre o registrado em 2019 (US$ 1,701 bi).
No ano passado, 68 empresários participaram – acima da meta, de 55. Ao todo, a iniciativa atendeu a 268 empresas, 23 a mais que o objetivo de 245 companhias.
Nos próximos anos, BSCA e Apex-Brasil pretendem ampliar em 5% a receita com exportações. Bem como o número de empresas que exportam e, também, as apoiadas pelo projeto setorial.
Para 2021, a expectativa é elevar o número de companhias envolvidas no “Brazil. The Coffee Nation” para 281, tendo 75 delas como vendedoras, e gerar US$ 1,9 bi com embarques.
Para 2022, a projeção é alcançar 295 empresas – 80 de venda – e receita cambial de US$ 2 bi.