Sal no café. Uma nova tendência?

Sal no café. Uma nova tendência?

Muitas pessoas ainda veem com certa estranheza esta mistura. Mas, aos poucos, a prática vem conquistando adeptos em todo o mundo

2 minutos de leitura

Embora muitos possam estranhar ou até torcer o nariz para a ideia de colocar sal no café, a mistura tem se popularizado. E está ganhando apreciadores em todo o mundo.

E o blog “O Melhor Café do Mundo” se aprofunda no tema.

Sal no café

Antes de mais nada, o sal no café não é uma combinação que acaba de ser descoberta.

Assim, em diferentes partes do mundo, a mistura é uma tradição antiga.

Na Escandinávia, por exemplo, o café salgado faz parte do consumo da população. Enquanto em Taiwan, a mistura consiste em adicionar uma espuma cremosa com sal marinho por cima.

Já na Turquia, por sua vez, durante os casamentos, o noivo deve beber o café com sal até o fim do copo. Isso ocorre, especialmente, para demonstrar sua disposição em fazer “de tudo” pela noiva.

Contudo, apesar de parecer estranho para alguns, a mistura inusitada de café e sal tem uma explicação científica.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature, os íons de sódio presentes no sal ajudam a suprimir o amargor do café, melhorando seu sabor.

Além disso, diferentemente do leite e do açúcar, o sal não adiciona calorias ao café.

Apenas no café?

No entanto, essa técnica não funciona apenas com o café. Pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, descobriram que é o sódio presente no sal que é responsável por suprimir a amargura.

De acordo com o estudo, essa percepção é feita pelo cérebro, que entende o sal como um “filtro” que reduz o sabor indesejado.

Assim, chefes de cozinha e sommeliers utilizam amplamente a técnica para “salvar” vinhos ruins, por exemplo, como lembra o blog “O Melhor Café do Mundo”.

Adeptos do sal

Muitas pessoas ainda veem com certa estranheza a mistura de café e sal. Mas, aos poucos, a prática vem conquistando adeptos em todo o mundo.

Além de aumentar o sabor do café, a técnica pode ajudar a reduzir a amargura da bebida.

Afinal, conforme falamos, os íons de sódio presentes inibem o sabor indesejado.

Dessa forma, durante o preparo do café, uma dica é adicionar uma pequena pitada de sal à água. Isso antes de colocá-la para ferver.

A técnica pode ajudar, também, a realçar o sabor da bebida.

Outra opção, pois, é misturar uma pequena quantidade de sal com a borra de café antes de jogá-la no lixo.

Isso ajuda a neutralizar o odor e a evitar que a borra atraia insetos, tornando-a um bom adubo para as plantas.