Segunda bebida mais consumida no Brasil, café bate recorde de preço
Bebida teve um dos maiores aumentos dos últimos 25 anos no país, já que nos últimos 12 meses teve alta de mais de 40%
O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Isto porque fica atrás somente da água. E, apesar do país ser o maior produtor mundial, o café bate recorde de preço. Pois, a bebida teve um dos maiores aumentos dos últimos 25 anos no Brasil. Nos últimos 12 meses a alta foi de mais de 40%.
A matéria publicada pelo portal Notícias Agrícolas traz um estudo da plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese. Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale, pois, a aproximadamente a 5,8kg ao ano.
Assim, de um total de 193 países, o Brasil está em 14º lugar no ranking entre os países que mais consome café no mundo. Na 1ª colocação está a Finlândia, com um consumo de mais que o dobro dos brasileiros, aproximadamente 12kg per capita ao ano.
Dessa forma, uma das explicações do alto consumo é o clima do país. Localizado no norte do planeta, a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. No entanto, para aquecer a temperatura corporal, os finlandeses costumam tomar de 5 a 8 xícaras de café durante todo o dia (inclusive à noite nos jantares).
Segunda bebida no Brasil
O café é uma paixão dos brasileiros. O tipo preferido é o café expresso (opção pura do café e sabor mais forte). Em segundo lugar está o pingado ou café com leite (mistura de 80% de leite com 20% de café).
A reportagem do Notícias Agrícolas aponta que o capuccino fica na terceira posição. Trata-se, pois, de uma mistura de café, leite, chocolate, noz moscada e canela. Já o macchiato (50% expresso e 50% creme de leite) e o café latte (versão encorpada do cappucino), estão na quarta e quinta posição, respectivamente.
Além disso, em relação à produção de café, o Brasil está no topo no ranking mundial, e o mais incrível é que o país detém este título por mais de 150 anos. Aproximadamente 40% de toda produção mundial, vem do Brasil. Os principais estados produtores são Minais Gerais, São Paulo e Paraná.
Café bate recorde de preço
Apesar do Brasil ser o maior produtor mundial de café, a bebida teve um dos maiores aumentos dos últimos 25 anos no Brasil. Nos últimos 12 meses a alta foi de mais de 40%.
No caso de Florianópolis, a capital com a cesta básica mais cara do país, o aumento foi de impressionantes 60%.
Um dos motivos do aumento relevante nos preços, está relacionado ao dólar. A saca do café é cotada na Bolsa de Nova York e é utilizado o dólar como moeda base. Como nos últimos tempos o dólar teve um aumento relevante frente ao real, a consequência é que o preço do café também sofreu um aumento significativo.