EPAMIG comercializa sementes qualificadas de café para entrega imediata
O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está comercializando sementes qualificadas de café para a entrega imediata. O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas. E a oferta está sendo realizada por meio dos Campos Experimentais de Três Pontas e de Patrocínio.
A empresa explica que a conservação em câmara fria, de acordo com as recomendações de temperatura e de umidade, mantém as características das sementes por um tempo maior. Mas, em condições normais de armazenagem, a capacidade de germinação cai, significativamente, entre três e seis meses após a colheita.
Assim, o material disponibilizado atende aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente. Ou seja, germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.
Investimento
De acordo com a engenheira agrônoma e assessora técnica da EPAMIG Vanessa Figueiredo, o investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo.
“Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, afirma.
Sementes qualificadas de café
O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica. Ou seja, tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação. Assim, as cultivares que podem ser comercializadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e qualquer agente envolvido neste processo (pessoa física ou jurídica) deve estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).
“A produção de sementes de alta qualidade exige uma atenção rigorosa. E a aquisição desses materiais permite ao agricultor usufruir de toda a potencialidade produtiva da cultivar plantada”, assegura Vanessa Figueiredo.
A profissional também enumera fatores que afetam a qualidade das sementes: “origem, adubação, condições climáticas na fase de maturação e de colheita, tipo de colheita, secagem, condições de armazenamento, tratamento químico das sementes, sanidade do campo, dentre outros.”
Aquisição
As consultas sobre cultivares disponíveis, valores e condições de entrega devem ser feitas diretamente nas unidades fornecedoras:
– Campo Experimental de Três Pontas (Sul de Minas): cetp@epamig.br ou (35) 99975-6996 (WhatApp);
– Campo Experimental de Patrocínio (Alto Paranaíba): cepc@epamig.br ou (34) 3831-1777;
– Assessoria de Negócios Agropecuários da EPAMIG: (31) 3489-5060.
A retirada será entre os meses de janeiro a março.