Sustentabilidade da cafeicultura é destaque na abertura da SIC 2023

Sustentabilidade da cafeicultura é destaque na abertura da SIC 2023

Em sua 11ª edição, a feira realizada pelo Governo de Minas e parceiros acontece até dia 10 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte

2 minutos de leitura

A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que começou no dia 8 segue até 10 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, pautou a sustentabilidade em sua abertura. Além disso, a cerimônia inaugural da SIC 2023 abordou a relevância da atividade para a economia mineira e das políticas públicas para o setor.

De antemão, o evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Em parceria, pois, com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO.

SIC 2023

Na abertura, portanto, o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, destacou as ações em apoio à cadeia produtiva executadas pelo Sistema Estadual da Agricultura.

“De janeiro a setembro, o café foi responsável por quase US$ 4 bilhões da pauta exportadora de Minas Gerais. Assim, 89 países compraram o nosso produto e já exportamos 17 milhões de sacas neste ano”, disse Thales.

Ademais, o titular da Seapa também apresentou um trabalho realizado pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde já, um estudo de georreferenciamento do parque cafeeiro no estado. Que será exposto durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, no próximo mês de dezembro.

“Mais de 115 mil propriedades foram georreferenciadas com o auxílio da inteligência artificial. O resultado foi significativo e demonstrou que, em 99% dessas propriedades, não há desmatamentos desde 2008”, resumiu o secretário.

Inovação

Como parte da programação do evento, a Secretaria de Agricultura realiza o Hub Conecta Day SIC 2023, nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 9h. Antes de mais nada, o encontro de inovação visa unir médias e grandes empresas. Além de startups capazes de encontrar soluções para desafios do setor em rodadas de negócios. Por alguns momentos, inclusive, as startups terão a chance de apresentar suas tecnologias para potenciais clientes da cafeicultura de forma individualizada.

Nesse sentido, a iniciativa é parte da vertente Agro do Programa Hub MG. Que incentiva, portanto, empresários, cooperativas, associações e produtores rurais a adotarem novas tecnologias em suas atividades.

Primordialmente, a inclusão na SIC tem como objetivo fomentar um ecossistema de inovação para o desenvolvimento de empresas que se dedicam à produção de café. Visando, dessa forma, a geração de renda e empregos no segmento. As inscrições são gratuitas e as startups interessadas podem realizá-las neste link.

Evento cafeeiro

Em suma, a SIC acontece na capital mineira desde 2013, gerando oportunidades para toda a cadeia de produção de café no Brasil. Desde já, a previsão dos organizadores é de que mais de 20 mil pessoas, de aproximadamente 40 nacionalidades, visitem a feira neste ano.

Acima de tudo, o tema da SIC 2023 é “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”. Isso em referência ao atual cenário global do produto, com práticas produtivas e consumo sustentáveis nos mais diversos ramos.

Aliás, o evento atrai desde produtores rurais até representantes de empresas nacionais e internacionais de todos os tamanhos. Assim, envolvidas em diferentes estágios da cadeia de produção, abrangendo seleção, processamento e embalagem. A programação compreende palestras, workshops, cursos e competições.

Entre as atividades de destaque nesta edição, por fim, estão o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café e o Campeonato Brasileiro de Barista.