Torrefação: embalagens da Cooxupé adquirem selo sustentável selo sustentável

Torrefação: embalagens da Cooxupé adquirem selo sustentável

Iniciativa com a eureciclo possibilita a logística reversa nas embalagens de café

2 minutos de leitura

A Cooxupé aderiu ao seloeureciclo“. A princípio, ele garante a logística reversa após o consumo das embalagens de café torrado e moído.

Desse modo, o selo estará presente em todas as embalagens de café da marca Cooxupé que forem produzidas pela Torrefação da cooperativa.

Logística reversa

O conceito de logística reversa se baseia, desde já, numa série de procedimentos que são adotados para recolher e encaminhar de forma sustentável as embalagens de produtos.

Antes de mais nada, o sistema de logística reversa ganhou notoriedade após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305), em agosto de 2010.

Na ocasião, ficou estabelecida a corresponsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes quanto à correta destinação das embalagens após a venda ou consumo do produto.

Da mesma forma, essa política estabelece um percentual mínimo de pelo menos 22% da quantidade de massa de embalagens retornando de maneira correta às empresas.

Redução de impactos ambientais

Assim, a certificação comunica aos consumidores que a Cooxupé investe na mitigação do impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo. Já que promove a reciclagem de volumes equivalentes. Ou seja, garante que uma quantidade proporcional do mesmo tipo de resíduo (papel, plástico, metal ou vidro) será reciclada. E não, necessariamente, as próprias embalagens.

“Com isso há benefícios ambientais, já que evita que muitos materiais acabem na natureza, e sociais, pois os valores destinados aos operadores de triagem são maiores que os do mercado, o que ajuda a promover aumento de renda e melhoria de vida aos profissionais”, explica Ana Flávia Gomes, responsável por desenvolvimento de negócios da eureciclo.

Selo eureciclo

O selo eureciclo nas embalagens dos produtos, antes de tudo, demonstra o comprometimento de empresas e organizações com a compensação do impacto ambiental das embalagens.

Nesse sentido, elas investem na reciclagem e estimulam os consumidores a fazerem melhores escolhas.

Além do investimento em questões voltadas à sustentabilidade ambiental, a parte social também deve ser levada em consideração.

Assim, ao obter o selo eureciclo, as empresas estão investindo também em uma rede de centrais de triagem de recicláveis de parceiros. Dentre as quais as cooperativas de recicláveis municipais.

Todo sistema por trás do selo eureciclo é validado e conferido por auditoria externa. Isso traz maior transparência ao trabalho oferecido e garante a legitimidade das ações realizadas pela empresa. E que estão de acordo, ainda, com as exigências da PNRS.

Cooxupé + eureciclo

A Cooxupé, considerada uma das maiores cooperativas exportadoras de café no mundo, implantou o selo eureciclo em todas as marcas próprias que saem de sua Torrefação para venda/consumo.

Essa conquista mostra, sobretudo, o compromisso da cooperativa com questões voltadas às práticas ESG. Além de investir no pilar ambiental, a Cooxupé investe, também, no pilar social. E contribui, desse modo, com todo o sistema de logística reversa.

Como resultado, a iniciativa contribui com a estrutura e salários de colaboradores de outras cooperativas de reciclagem. E atende, inclusive, ao 6º princípio de cooperação entre cooperativas, estabelecido pela Aliança Cooperativa Internacional.

Até o momento, a Cooxupé já compensou mais de 400 toneladas de embalagens de café pós-consumo.