Três dicas para adaptar o paladar e tomar café sem açúcar

Três dicas para adaptar o paladar e tomar café sem açúcar

Cortar açúcar faz bem para a saúde, além de ajudar a perceber melhor o verdadeiro sabor do café

2 minutos de leitura

Excluir açúcar da alimentação é praticamente impossível para algumas pessoas. Ainda mais em se falando de alguns cafés, quando o processo de torra acaba sendo acentuado e amarga a bebida como, por exemplo, no caso do extraforte. Mas tomar café sem açúcar pode ser benéfico para a saúde, além, inclusive, de ajudar no emagrecimento, como mostra o Viva Bem, do Uol.

Café sem açúcar

Costumeiramente, o café é uma bebida associada ao açúcar e tomar café puro, sem adoçar, pode parecer inimaginável para algumas pessoas. Mas não é impossível.

De acordo com o Viva Bem, do Uol, o seu foco, de início, deve ser a redução da quantidade consumida.

Assim, você pode começar pelos momentos em que o açúcar não faz nenhuma falta. Como, por exemplo, naquele cafezinho para animar o começo do dia ou logo depois do almoço.

Como cada pessoa reage de uma forma, é preciso ir no seu tempo. Então, confira três dicas para acostumar o paladar.

1 – Vá devagar!

Antes de mais nada, é preciso pensar em uma reeducação gradativa das papilas gustativas. Ou seja, vá devagar. Assim, poderá tirar um pouquinho de açúcar de cada vez, sem pressa.

Isso porque os receptores presentes na língua permitem sentir os sabores. E eles devem ser “reiniciados” após expostos a uma quantidade excessiva de açúcar.

2 – Use outros adoçantes

Já pensou em novas formas de adoçar o café? Pois, as especiarias e adoçantes naturais podem ser uma ótima pedida nesse início.

A canela, o cravo e o mel, por exemplo, podem realçar aromas e características do café que passariam despercebidos na presença de açúcar.

3 – Teste o paladar

Aqui está o pulo do gato. Se você quer se abrir a novas experiências e apreciar as nuances que o café pode proporcionar, então, explore bebidas feitas a partir de grãos selecionados e boas combinações (blends).

Nesse sentido, os cafés melhores, com rigoroso ponto de torra e seleção de grãos, naturalmente, possuem sabor mais suave. E são, ainda, menos amargos.

Então, para se acostumar mais facilmente, opte por boas marcas com grãos cuidadosamente selecionados.

Dica extra

Se depois dessas dicas ainda estiver difícil a adaptação, o Uol aconselha diluir o café com um pouco de água depois de pronto.

Contudo, não desista de cortar o açúcar. Essa experiência, com certeza, será bem mais positiva e saudável.