Você sabe quais são os atributos analisados pelo Especialíssimo 2022?
Programa de cafés especiais da Cooxupé já está selecionando lotes para definir os 50 melhores da safra deste ano
Quem gosta de café costuma ficar de olho nos concursos que elegem os melhores de cada safra. Mas, antes de mais nada, você já parou para se perguntar o que ele precisa ter para estar entre os cafés com as melhores graduações? Já parou para pensar sobre os atributos necessários?
Um café diferenciado reúne, sobretudo, atributos variados, como aroma, acidez, retro gosto, corpo, balanço, doçura, umidade do grão e outras complexidades que influenciam na seleção.
Um dos programas que movimentam a cafeicultura do Sul e Cerrado de Minas e da média mogiana do estado de São Paulo é o Especialíssimo. Ele é da Cooxupé.
Por meio dele, a cooperativa com sede em Guaxupé (MG) já está selecionando os 50 melhores lotes da safra atual. Estes lotes vêm dos mais de 17 mil cooperados da Cooxupé, que já estão em mais da metade do andamento de suas colheitas.
Quais regras os lotes precisam atender?
– Atributos: acidez, doçura, corpo, balanço e retro gosto. Já os aromas: frutados, enzimáticos, caramelados e florais.
– Pontuação Tabela SCA: a partir de 83 pontos.
– Peneira: Para os Naturais, o mínimo é a partir de 40% de 16 acima. Para os Cerejas Descascados, o mínimo é a partir de 50% de 16 acima.
– Grãos brocados: até 4%.
– Umidade: de 11 a 12%
– Aspecto Safra: aspecto bom. Sempre safra atual.
Mas, além de regras, os produtores cooperados da Cooxupé também precisam estar de acordo com requisitos estabelecidos. Quer saber quais?
Requisitos
– Não ser colaborador ou diretor da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees, realizadoras do Programa.
– Quantidade mínima de 10 sacas por lote.
– Data de negociação do café: Safra atual com comercialização até a data definida pela Diretoria/Superintendência.
– O produtor deve possuir CAR devidamente atualizado junto aos órgãos competentes e na Cooxupé.
– Fidelidade de no mínimo 80%.
– Boas práticas na produção e na colheita, com mínimo de 75% de resultado no questionário de Diagnóstico de Sustentabilidade do Cooperado.
Não é concurso
“Vale lembrar que o Especialíssimo da Cooxupé não é um concurso, mas sim um programa em que selecionamos os 50 melhores lotes para premiá-los. Dessa forma, estimulamos nossos cooperados a buscarem cada vez mais a produção de cafés especiais. Um nicho que traz mais competividade e rentabilidade às famílias produtoras”, explica o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho.
Os cafés selecionados e premiados terão, pois, a oportunidade de integrar os blends de edições limitadas e especiais da Torrefação Cooxupé. Já a premiação total do Especialíssimo é de R$ 330 mil. Estão concorrendo os cafés depositados na Cooxupé ou na SMC até o dia 30 de setembro.
Assim, no caso dos cafés depositados na Cooxupé, eles devem ter o envio das amostras para a SMC realizado exclusivamente pelo Departamento de Classificação (de Guaxupé, Monte Carmelo e Manhuaçu), ficando o lote bloqueado no sistema.
Mas, o que é especial?
Dessa forma, para ser especial o café precisa ter qualidade superior aos cafés gourmet, superiores e tradicionais. Todavia, para determinar essa qualidade é preciso muita preparação, contando com uma avaliação feita por profissionais. Após pontuar cada atributo, é necessário calcular o Resultado Final, que define a graduação do café.
Toda avaliação dos lotes é feita por meio de uma prova cega, ou seja, os classificadores analisam os atributos sem terem conhecimento da procedência do grão, avaliando acidez, doçura, corpo, balanço e retro gosto. Ao passo que também são analisados os aromas presentes na bebida, como frutados, enzimáticos, caramelados e florais.