Alysson Paolinelli ressalta a importância do serviço público agrícola
Engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 palestrou na 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia
Em palestra magna na 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli ressaltou a importância do serviço público agrícola. Bem como falou sobre os desafios dos profissionais do setor em um mundo em transformação.
O evento foi realizado na manhã dessa quarta-feira, 20, em Florianópolis.
Serviço público agrícola
Responsável pelo avanço do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, Paolinelli foi um dos criadores da Embrapa. Como resultado, causou uma revolução tecnológica agrícola, incentivando a criação de escolas de agronomia em todo o País e dos serviços de extensão rural.
À princípio, o engenheiro agrônomo explicou que a agropecuária do Brasil alimenta boa parte da população mundial, mas que precisa de políticas públicas alinhadas à agricultura para que o País possa investir na produção agropecuária sustentável visando à conservação do meio ambiente para um futuro próximo.
“Nosso País tem muito potencial, mas precisa retomar o processo de estruturação da extensão rural, da assistência técnica e da pesquisa científica. Só assim teremos condições de ter uma agricultura de subsistência e uma economia viável”, ressalta Paolinelli.
Evento presencial com transmissão online
Maior evento da agronomia do País, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) teve de adaptar a 32ª edição às mudanças impostas pela Covid-19.
Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento tem participação presencial de inscritos e transmissão online. No total, são mil pessoas participando – 700 presencialmente, entre staffs, congressistas, painelistas e expositores, e 300 acessando o evento de todas as 27 unidades federativas.
Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia
O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia ocorre até nesta sexta-feira, 22, no CentroSul, em Florianópolis.
O tema central é “Desafios profissionais no mundo em transformação”. Assim, trata assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população.
Ao longo do evento, serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais.
Para acompanhar o evento on-line, basta acessar o link.