Confira cinco tecnologias para inovar na lavoura de café

Confira cinco tecnologias para inovar na lavoura de café

Equipamentos para inovar na lavoura de café foram apresentados na Femagri 2024 e são soluções que facilitam o dia a dia do produtor

2 minutos de leitura

Para inovar na lavoura de café e facilitar o seu dia a dia, o produtor rural está sempre em busca de novas soluções. Nesse sentido, durante a Femagri 2024 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), os cafeicultores puderam conhecer alguns equipamentos de última geração. A seguir, confira cinco tecnologias apresentadas no evento promovido pela Cooxupé. E que chamaram a atenção dos visitantes.

Inovar na lavoura de café

Antes de mais nada, os maquinários estavam na Fazendinha. Ou seja, um espaço para demonstrar tecnologias e boas práticas. Tudo isso para contribuir com a produção cafeeira. Além de melhorar a produtividade e garantir um café mais sustentável. Agora, conheça cada uma destas inovações.

1. Novos modelos do Trator MT7

De antemão, a produção de culturas em áreas restritas e com plantio adensado traz características especiais para sua mecanização. Como, por exemplo, na cafeicultura e fruticultura.

Dessa forma, esses tratores compactos, com potências entre 80 cv e 93 cv, são projetados para desbravar essas áreas restritas. Tais como cafezais e pomares adensados, proporcionando um desempenho excepcional em pulverização, cultivo e transporte.

A princípio, o maquinário incorpora tecnologia recente. Garantindo não apenas força, mas também uma ótima ergonomia para operadores. Isto é, com mais conforto e produtividade durante toda a jornada de trabalho.

2. Pulverizador Autopropelido

Também chamado de automotriz ou autopropulsor, pois, este maquinário age de forma sucinta e meticulosa dentro da lavoura. Isso ao possuir tecnologia de precisão. Além de uma eletrônica que permite total controle da pulverização, diminuindo o custo por hectare da operação agrícola.

Desde já, o autopropelido apresenta alto desempenho. Atingindo uma velocidade de pulverização que varia entre 15 a 30 km/h. Podendo chegar, ainda, a uma velocidade operacional próxima a 40 km/h.

3. Triciclo agrícola com sistema de tração por eixo cardan

Já o triciclo com eixo cardan tem se destacado entre os produtores rurais. Na lavoura de café, nas diferentes práticas culturais, no transporte ou no preparo pós-colheita.

Portanto, os triciclos agrícolas adaptados visam facilitar, com esse tipo de mecanização mais simples, tarefas que antes eram feitas manualmente nas pequenas propriedades. Ou mesmo tarefas antes executadas por tratores.

“Lançamos na Femagri o triciclo agrícola com sistema de tração por eixo cardan. Ele faz marcha ré em uma reversão com apenas um clique onde te leva adiante ou dá marcha a ré nela. O que facilita as manobras dentro da lavoura. Além da robustez, o triciclo se destaca por oferecer economia de combustível, com sua autonomia média de 30km/l”, explica o vendedor Edson Rossin.

4. Burrinho mecânico

Novidade no Espaço Fazendinha, o Burrinho mecânico é um equipamento motorizado. De baixo custo, leve e de fácil manuseio, ele é focado em apresentar resultados para o cafeicultor que mantém lavouras em terrenos inclinados.

Afinal, abre terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito. Além de favorecer as operações de manejo dos cafés de montanha.

5. Drone de Pulverização

Acima de tudo, o drone é um equipamento de múltiplas funções. Por exemplo, ele identifica áreas de ataque de pragas e doenças e monitora a saúde das plantas de maneira precisa.

Entretanto, os drones também podem ter a funcionalidade de aplicar os insumos via pulverização. Nesse sentido, a aplicação é feita com base no mapeamento da área. Isso por meio de um sistema que utiliza sensores de laser e ultrassom.

Com essa tecnologia, por fim, o equipamento consegue fazer a aplicação de defensivos de maneira precisa e ágil.

Em conclusão, conhecendo melhor essas cinco tecnologias, o produtor está pronto para inovar na lavoura de café.