Cafés especiais do Brasil terão destaque na Gulfood 2023, em Dubai
Maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que acontece este mês, vai mostrar variedade e qualidade dos cafés brasileiros
A “hora do cafezinho” que os brasileiros tanto apreciam deve passar a fazer parte da rotina de pessoas de outros cantos do mundo, durante a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, como mostra o site Notícias Agrícolas. Isso porque uma ação conjunta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) deve divulgar os cafés especiais do Brasil durante a Gulfood 2023. A feira internacional ocorre de 20 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Cafés especiais do Brasil
Na programação diária do Gulfood 2023, pois, estão previstas diversas ações como, por exemplo, a “Barista Experience”. Ela oferece degustação de cafés especiais provenientes de várias regiões do Brasil. E as bebidas serão preparadas de diferentes formas.
De acordo com o gerente do projeto e diretor da BSCA, Vinícius Estrela, o objetivo da iniciativa é ampliar o horizonte de percepção do visitante sobre o café brasileiro. E, assim, reforçar a construção da imagem de que o Brasil, por possuir mais de 34 regiões produtoras de excelência, consegue oferecer experiências variadas ao consumidor.
A gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, compartilha da mesma visão sobre a cadeia produtiva brasileira. “Nosso foco é mostrar que o Brasil, além de ter um bom produto, vem aprimorando sua cadeia produtiva, qualificando e diversificando os cafés, de forma sustentável, acompanhando a tendência do mercado mundial”, explica.
Qualidade superior
Com valor agregado, os cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos. E que possuem, pois, atributos sensoriais diferenciados. A bebida, via de regra, é limpa e doce, com corpo e acidez equilibrados. Tendo, desse modo, acima de 80 pontos na análise sensorial.
Outro atributo do café especial é que apresente, em síntese, qualidade própria. E tenha, dessa forma, rastreabilidade certificada. Sem deixar de lado a atenção com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, que são importantes pilares exigidos pelo mercado consumidor.
O Brasil, antecipadamente, é o maior produtor e exportador de café comercial do mundo. E tem se destacado mundo afora com a produção de cafés especiais.
No ano passado, sobretudo, das 60 milhões de sacas produzidas, 10 milhões foram de cafés especiais. Como resultado, as exportações do produto renderam cerca de US$ 2,5 bilhões ao país.
A cultura do café
O consumo do café faz parte de diversas culturas do mundo todo. No entanto, segundo Vinícius Estrela, cada consumidor, de acordo com seus hábitos e cultura, tem uma forma de apreciar a bebida. Na Itália, por exemplo, é mais comum as pessoas optarem pelo café espresso. Já os japoneses, contudo, preferem o café coado. E, por aí vai.
Estrela explica, contudo, que no universo de negócios ligados à inovação e startups, o café é a bebida que conecta, também, os mais jovens. “Mas a proposta da hora do café é sempre a mesma: conexão”, afirma o diretor da BSCA.
Em Dubai, por exemplo, observa-se muitos jovens interessados na bebida e que estão, além de mais exigentes, criando novos métodos de preparo e também de apresentação. “As cafeterias de lá servem cafés em diferentes taças ao invés de xícaras, por exemplo, isso é algo muito interessante”, conclui o diretor.
Diferentes métodos
No espaço “Barista Experience”, durante a feira, os cafés especiais do Brasil serão preparados, evidentemente, de diferentes métodos: prensa francesa, aeropress, v60 e, enfim, o espresso.
Assim, o visitante poderá experimentar cafés preparados da maneira que mais o agrada, conforme conta a barista responsável pela apresentação, a brasileira Bruna Moreira. “Vou mostrar que é possível ter experiências sensoriais em casa tão bacanas como em uma cafeteria”, enfatiza.
A barista planeja, também, uma imersão na história. Falando, portanto, sobre a vocação brasileira para o café, em termos de consumo e exportação, e tirando dúvidas do público presente. “O evento é uma maneira de ampliar a rede de relacionamentos, entender o mercado e suas necessidades e mostrar o trabalho dos produtores de cafés”, finaliza Bruna.
Essa é a segunda vez no ano em que os cafés especiais brasileiros são apresentados em Dubai. Em janeiro, o The Coffee Nation levou 22 empresas brasileiras produtoras e exportadoras de café para participar do World of Coffee Dubai 2023.
Na ocasião, os empresários realizaram 350 contatos comerciais. Sendo 280 com novos parceiros, ampliando os horizontes.
Brasil na Gulfood
Desde 2009, a ApexBrasil garante a participação do país na Gulfood. Nesta edição, particularmente, 68 empresas do setor de alimentos e bebidas nacionais estarão presentes expondo seus produtos nos quatro pavilhões. A expectativa, em suma, é que o evento renda até US$ 56,862 milhões em negócios.
São eles: World Food (nacional), Beverage (bebidas), Meat and Poultry (carnes) e Pulses, Grains & Cereals (especiarias, grãos e cereais).
E das empresas participantes, 12 atuam no segmento do café. Algumas, afinal, realizam todo o processo da produção até as vendas. Outras, porém, são apenas exportadoras do produto.
A 29ª edição da Gulfood terá, por fim, mais de 5 mil expositores oriundos de 120 países.
E além das exposições, o visitante poderá conferir, ainda, atrações como cooking shows, palestras e competições que movimentam o setor de alimentos e bebidas.
Nos pavilhões do Brasil, em conclusão, haverá cafés de expositoras nacionais servidos a todo momento, ao longo dos cinco dias de evento. E, acima de tudo, eles estarão em cafeterias montadas especialmente para divulgar os produtos brasileiros.