Receita de cannoli com creme de café

Receita de cannoli com creme de café

Releitura da receita surpreende o paladar com massa de pastel e recheio cremoso com cafezinho

2 minutos de leitura

Uma das sobremesas mais populares da Itália é o cannolo. Isso mesmo: no singular, o nome é cannolo; no plural, cannoli. De antemão, o doce consiste em uma massa frita, em formato de tubo, que originalmente é recheada com um creme de ricota. Todavia, para deixar a guloseima ainda mais saborosa, o chef Léo, da TV Aparecida, fez uma releitura da receita. Aprenda, pois, a fazer canolli com creme de café.

Antes de mais nada, a história do cannolo não possui influências italianas em sua totalidade. De acordo com o portal Descobrindo a Sicília, há várias hipóteses sobre as origens do cannolo e elas ainda não foram 100% comprovadas.

Entretanto, muitas são as lendas que ligam o doce ao mundo muçulmano. Já no ano 70 a.C., em plena era clássica, o filósofo romano Marco Túlio Cícero descreveu um doce siciliano parecido com o cannolo. Portanto, a sobremesa, ou pelo menos seu antepassado, existe há muito tempo.

História

A princípio, outra versão conhecida diz que o cannolo nasceu em Caltanissetta, cidade do sudoeste da Sicília, cujo nome em árabe significa “castelo das mulheres”.

No período da dominação árabe, os emires possuíam um harém com muitas mulheres que, para satisfazer os prazeres deles, costumavam se dedicar à preparação de muitos pratos. Entre os quais um doce em forma de tubo contendo um recheio doce feito de leite.

No entanto, com a chegada dos normandos, o harém foi esvaziado e a população convertida ao cristianismo. A tradição culinária árabe, porém, permaneceu, e nos conventos da cidade de Caltanissetta continuaram a produzir cannoli.

Sobremesa

Todavia, outra história conta que o doce foi preparado pela primeira vez em um convento perto de Caltanissetta.

Durante o Carnaval, as freiras teriam inventado uma sobremesa feita com uma casquinha crocante, recheada com uma ricota, açúcar e pedacinhos de chocolate. Desde já, elas teriam se inspirado em uma antiga receita romana elaborada, depois, pelo povo árabe durante o período de dominação.

Cannoli com creme de café

Do mesmo modo, o doce é também consumido no Brasil. Para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, o chef Léo fez uma releitura de cannoli com creme de café.

Dessa forma, conheça os detalhes da nova receita.

Ingredientes

1 pacote pequeno de massa de pastel

Uma caixinha ou 200 ml de bate chantily

Uma colher (de sopa) ou 10 gramas de café solúvel

Meia xícara ou 100 gramas de açúcar

Chocolate ralado a gosto

170 ml ou um pote de iogurte

Modo de preparo do creme

Primeiramente, separe um pouco do bate chantily para diluir o café solúvel. O restante, pois, reserve para bater.

Em seguida, após diluir o café, misture com o restante do bate chantily, o açúcar e bata até obter um chantily. Acrescente o iogurte e misture.

Por fim, espere o creme gelar e reserve.

Como preparar a massa

Antecipadamente, enrole a massa de pastel com a ajuda de canudinhos de metal e leve para fritar.

Após a fritura, espere esfriar.

Montagem dos cannoli

Agora, recheie as massas fritas com a ajuda de um saco de confeitar com o creme de café.

Por último, decore com o chocolate ralado e sirva.

Apostamos que sua família e seus amigos vão adorar os cannoli com creme de café!