Clima: Chuvas abaixo da média e altas temperaturas marcam janeiro

Clima: Chuvas abaixo da média e altas temperaturas marcam janeiro

Avaliação do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé apresenta as condições meteorológicas durante o primeiro mês de 2024

3 minutos de leitura

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou altas temperaturas e chuvas abaixo da média nos municípios que são monitorados pela cooperativa. Em primeiro lugar, a avaliação dos engenheiros agrônomos é referente ao mês de janeiro de 2024.

Chuvas abaixo da média

Desde já, em janeiro, as chuvas aconteceram de forma irregular. E, apesar dos registros de precipitações, o volume permaneceu abaixo da média histórica em quase todos os municípios monitorados pela Cooxupé. Com exceção de Campos Gerais (387,2 mm), sendo o maior volume de chuva registrado na área monitorada pela cooperativa.

Por outro lado, o município de Alfenas, no Sul de Minas Gerais, pelo segundo mês consecutivo, registrou o menor volume de chuva acumulado. Isso com apenas 134 mm em janeiro e 102 mm de chuva em dezembro de 2023. Nesse sentido, a média histórica do município no mês de janeiro é de 236,9 mm e em dezembro foi 219,9 mm. De antemão, os registros de chuvas foram irregulares e distribuídos nos três decêndios do mês nos diferentes municípios.

Temperaturas

Ademais, em janeiro, foram registradas temperaturas acima da média histórica em todos os municípios avaliados pela Cooxupé. Em São José do Rio Pardo/SP, por exemplo, registrou-se a maior temperatura no mês (35,2°C). Todos os munícipios registraram temperaturas máximas acima de 30°C. Enquanto Cabo Verde, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura no mês (13,5°C).

Outro ponto de atenção, a princípio, é a grande diferença entre as temperaturas máximas e mínimas gerando amplitude térmica. Ou seja, fator que pode alterar o metabolismo das plantas, causando consumo de energia elevado. E, por consequência, a redução de carboidratos ou mesmo interferindo no processo de divisão e diferenciação celular.

Fase de granação

Além disso, em janeiro, os frutos entraram na fase de granação. Em suma, esse período é responsável pelo enchimento dos grãos (solidificação). E, consequentemente, a definição do peso que os frutos poderão atingir.

Portanto, é importante ressaltar que a incidência de estresses nas plantas pelas condições meteorológicas adversas (veranico, temperaturas altas, amplitudes térmicas e baixa luminosidade). Além da nutrição desequilibrada, ataque de pragas e doenças podem comprometer o enchimento dos grãos.

E, ainda, reduzir o peso dos frutos, provocando baixo rendimento e aumento da litragem de café em coco para gerar um saco de café beneficiado. Além de causar diversos tipos de defeitos, reduzindo a qualidade e a classificação do café.

Junto com a fase reprodutiva, pois, está acontecendo o crescimento de ramos e folhas. O que também demanda alta quantidade de energia (nutrientes) e água para atender aos processos de divisão e diferenciação celular. Dessa forma, recomendamos o monitoramento das condições nutricionais e realização dos tratos culturais.

Armazenamento de água de solo

Apesar dos registros do volume de chuvas abaixo na média histórica, as precipitações de janeiro foram capazes de elevar o armazenamento de água de solo em todos os munícipios acima dos 82% da capacidade de campo. Com exceção a Alfenas, onde o armazenamento permaneceu em 54,3 mm.

Do mesmo modo, outra variável de atenção em Alfenas é o déficit hídrico de 20,3 mm. Ou seja, o déficit hídrico é um indicador de restrição de água no solo. E interfere diretamente nos processos fisiológicos e metabólicos das plantas.

Antecipação da florada

Em meados de agosto de 2023, antes de mais nada, foram registradas diversas floradas de baixa intensidade na área de atuação da Cooxupé. Essa antecipação da florada e o registro de altas temperaturas e baixos volumes de chuva, durante os últimos meses de 2023 e janeiro de 2024, causaram aumento na taxa de evapotranspiração das plantas. Acarretando, em outras palavras, a antecipação da fase de maturação fisiológica dos frutos. E, por consequência, a aceleração do amadurecimento dos frutos.

Por fim, na página da Cooxupé estão disponíveis para consulta todos os dados coletados pelas estações meteorológicas da cooperativa.


Tags: