Clima: irregularidade de chuvas e elevação da temperatura marcam período

Clima: irregularidade de chuvas e elevação da temperatura marcam período

Avaliação do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé apresenta as condições meteorológicas de fevereiro

3 minutos de leitura

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou irregularidade no volume de chuva nos municípios que são monitorados pela cooperativa.

Irregularidade de chuvas

De acordo com a avaliação, fevereiro fechou com chuva acima da média. Assim como dezembro (2022) e janeiro (2023), especialmente, no Sul de Minas e em Caconde/SP.

Por outro lado, o Cerrado Mineiro e São José do Rio Pardo/SP registraram chuvas abaixo da média histórica para o mês.

Cabo Verde, no Sul de Minas, registrou o maior volume acumulado (405,5 mm), o que representa, portanto, o dobro do volume histórico para o município (178,2 mm). A cidade é seguida por Monte Santo de Minas (362,6 mm) e Guaxupé (323,7 mm).

Menores volumes

Em contrapartida, os menores volumes ocorreram em Coromandel (114,6 mm), Monte Carmelo (99,8 mm) e Rio Paranaíba (91,2 mm).

As precipitações abaixo da expectativa aconteceram ao longo de todo o mês no Cerrado Mineiro, porém, em maior quantidade no segundo decêndio e de forma ainda mais reduzida no terceiro, conforme aponta o estudo.

Apesar do baixo volume de chuva no Cerrado Mineiro, e por consequência do aumento no armazenamento de água no solo entre dezembro e janeiro, houve excedente hídrico em todos os municípios analisados pelo Departamento de Geoprocessamento, com exceção de Rio Paranaíba.

O excedente hídrico corresponde ao volume de água que não se infiltrou no solo e, assim, escoou pela superfície infiltrando em outro local ou sendo incorporado por algum afluente de rio.

Nos últimos dez dias de fevereiro Alfenas, Coromandel e Monte Carmelo também registraram déficit hídrico. Todavia, sem o comprometimento das lavouras.

Armazenamento de água no solo

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé analisou, também, o armazenamento de água no solo durante os três decêndios de fevereiro.

No primeiro, houve a redução do armazenamento. Ou seja, uma demanda de água maior que a reposição pela chuva.

Já no segundo decêndio volta-se aos 100 mm, exceto em Rio Paranaíba, por conta do montante de precipitação registrado no período.

E, por fim, no terceiro, a avaliação mostra a redução das chuvas, com armazenamento abaixo do previsto (94 mm) em Alfenas, Caconde, Campos Gerais, Coromandel, Monte Carmelo e Rio Paranaíba.

Temperaturas

Em fevereiro, a temperatura média nos municípios analisados ficou acima da média histórica para o mês. Com exceção, em síntese, de Alfenas que ficou 0,1°C abaixo da média histórica.

Já Campestre e Campos Gerais mantiveram a média histórica. As demais cidades, acima de tudo, apresentaram temperaturas máximas acima de 30°C.

Por outro lado, Nova Resende, no Sul de Minas, registrou a temperatura mínima mais baixa (15,7°C). E Guaxupé registrou a temperatura máxima mais alta (33,8°C).

Formação de frutos

Os frutos formados a partir da florada que aconteceu no fim de setembro de 2022 encontram-se na fase reprodutiva denominada “GRANAÇÃO DOS FRUTOS”.

Com isso, os meses de janeiro, fevereiro e março são fundamentais no processo de formação do grão de café. É neste período que ocorrem as maiores demandas por nutrientes pois, além de estarem realizando o enchimento dos frutos, as plantas estão desenvolvendo a fase vegetativa.

Nesta fase, o cafeeiro está trabalhando intensamente para promover a diferenciação das gemas reprodutivas e o desenvolvimento de ramos, nós e folhas que serão os responsáveis pela produção em 2024.

Diante disso, a quantidade de flores que o cafeeiro produzirá depende do número de nós nos ramos laterais.

Durante esse período, portanto, qualquer fator desfavorável à fase reprodutiva e/ou vegetativa que altere o metabolismo da planta pode comprometer o seu desenvolvimento, alerta a equipe do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé.

Na página da Cooxupé estão disponíveis para consulta e download todos os dados coletados pelas estações meteorológicas da cooperativa.


Tags: