Os resíduos líquidos são materiais sem aproveitamento em determinado processo e que se encontram neste estado. A produção dessas substâncias contempla não apenas efluentes sanitários, mas também ácidos, óleos e demais líquidos, que em grande parte podem causar impacto ambiental se não descartados de forma correta.
O bom gerenciamento desses resíduos é primordial para impedir a contaminação ambiental do solo, água, animais e seres humanos.
Laboratório Cooxupé
O Laboratório João Carlos Pedreira de Freitas, da Cooxupé, realiza inúmeras análises conforme demanda dos cooperados. Nesses processos, é necessária a utilização de componentes químicos para análise e mensuração de parâmetros que caracterizam a amostra avaliada.
Nesse sentido, a produção de resíduos líquidos é gerada no laboratório e a Cooxupé, sempre a par de questões legais e em prol do meio ambiente, implantou um sistema de descarte e armazenamento do líquido gerado nos processos de análise para que, em seguida, seja condicionada e descartada de maneira adequada.
Sistema





Todo o processo de coleta é documentado e apresentado ao órgão ambiental competente, comprovando a destinação ambientalmente adequada e de acordo com os padrões legais existentes.
Serviços e sustentabilidade
Atualmente, o Laboratório da Cooxupé oferece os serviços de análise de solos (química e física); análise de tecido vegetal (folha); análise de nutrição animal (ração, silagens, etc); análise de corretivo (calcário); material orgânico (fertilizante orgânico e organomineral); fertilizante mineral; e coleta de amostras de solos e folha.
O coordenador do Laboratório, Márcio Donizetti de Andrade, revela que “em breve, também ofereceremos os serviços de nematoides; potabilidade (água) e bioanálise de solos”.
Por fim, todos esses serviços propiciam ao produtor maior sustentabilidade na tomada de decisão voltada às características ambientais, sociais e econômicas da propriedade rural. Em contrapartida, a Cooxupé fornece os melhores serviços, com a melhor qualidade e de forma sustentável.