card
Gerente de Marketing de Nespresso Professional

Papel transformador do café no “novo” mundo corporativo

Estudos apontam que a bebida tem função importante no universo corporativo, pois fortalece laços entre colaboradores

A pandemia causou marcas profundas, principalmente na rotina das pessoas. Impactando, também, a estrutura física dos escritórios e o ambiente profissional. Depois de anos entre reuniões online e outras ferramentas do trabalho remoto, existe, agora, um movimento gradual de retomada da rotina presencial. Pelo menos, é o que constatam diversos estudos. A seguir, entenda o papel transformador do café no “novo” mundo corporativo.

Mundo corporativo

No Brasil, de junho de 2022 a janeiro de 2023, 67% dos colaboradores trabalhavam todos os dias no escritório. E, ainda, 32% seguiram com o modelo híbrido. Desse último grupo, pois, 27% têm uma rotina com três ou mais dias no escritório. Enquanto 5% vão apenas um ou dois dias para as sedes de suas companhias.

De antemão, é o que constatou o estudo encomendado pela Nespresso Professional para a Kantar Global. Que ouviu, assim, mais de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte no país.

Estratégias

Primeiramente, a volta ao trabalho presencial no pós-pandemia ainda é um assunto muito debatido entre executivos C-Levels e RHs. Principalmente para a criação de estratégias de employee experience, que visa oferecer boas experiências aos colaboradores.

Como gerente de marketing de Nespresso Professional, portanto, estou sempre conversando com os líderes e gestores de grandes corporações. Dessa forma, posso afirmar que o café, bebida tão famosa e querida entre os brasileiros, desempenha um papel crucial. Não apenas na produtividade e bem-estar dos funcionários. Mas, também, na retenção e atração de talentos, principalmente nessa retomada.

O café como facilitador de interações e networking

Café é conexão. Desde já, seja em casa ou no escritório, o café é uma ferramenta poderosa para promover interações entre indivíduos. Nesse sentido, as pausas para a bebida, muitas vezes, são momentos de descontração. Onde as pessoas se reúnem, trocam ideias e estabelecem conexões além das fronteiras de suas tarefas diárias.

No mundo corporativo, sobretudo, esses encontros informais, muitas vezes, geram inovação e colaboração. Ou seja, aumentando o senso de comunidade na organização.

Cultura empresarial e o café como elo

Simultaneamente, tenho ouvido muito do mercado que um dos principais motivadores ao retorno do trabalho presencial tem sido o desafio de transmitir a cultura empresarial no formato 100% home office.

Isto é, a vivência das pessoas em conjunto é fundamental para absorver e propagar essa cultura. E o café se torna o elo, ou melhor, ele se transforma em um motor de socialização que gera um ambiente propício para compartilhar valores e ideias. Além de fortalecer os laços entre os colaboradores.

Café de Qualidade

Segundo pesquisa, o café no ambiente profissional é visto como um benefício que influencia na satisfação dos colaboradores

Em outras palavras, pesquisas recentes mostram que os brasileiros consomem mais café durante o trabalho.

De acordo com levantamento da ABIC, em parceria com o Instituto Axxus, que entrevistou 4.200 pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país, 61% dos participantes que tomam café possuem este hábito para melhorar o humor e a disposição. Já 35% atribuem a bebida como um momento de socialização entre pessoas.

Dessa maneira, fica evidente a importância de oferecer um café de alta qualidade dentro das organizações. Pois, quando a empresa se preocupa em disponibilizar o melhor em termos de café, reconhece e respeita a importância cultural dessa bebida para os brasileiros.

Além de demonstrar não apenas cuidado com o bem-estar, mas também um diferencial de benefício que influencia na satisfação dos colaboradores.

Importante ressaltar, por outro lado, que os momentos de pausas para a bebida se tornaram mais frequentes. E, assim, percebidos como fator de engajamento para o colaborador com relação a empresa. Por isso a importância de inovar os respectivos espaços físicos das organizações.

Elemento de atração e retenção de talentos

Ao considerar ofertas de emprego, antes de mais nada, os benefícios e as comodidades oferecidas por uma empresa têm um peso significativo. Do mesmo modo, a presença de café de qualidade no local de trabalho pode ser um diferencial.

Para muitos profissionais, em suma, a disponibilidade de café fresco e saboroso torna-se um fator atrativo ao considerar oportunidades de emprego. Além disso, para os colaboradores atuais, a presença desse benefício pode contribuir para sua satisfação no trabalho. O que, por sua vez, influencia na sua decisão de permanecer na empresa.

Acima de tudo, empresas que investem no bem-estar são as que possuem maior satisfação de seus colaboradores. E medidas que parecem pequenas, como ter um espaço de café com bebida de qualidade, contribuem para a produtividade e crescimento da organização. Já que eles se sentem mais motivados e dispostos.

Não subestime, por fim, o poder de uma boa xícara de café. Seu impacto vai muito além do aroma e do sabor no mundo corporativo. Café proporciona experiência.


Tags: