Cooxupé atua no cooperativismo regional há quase 90 anos
Cooperativa celebra o mês do cooperativismo com uma trajetória marcada por conquistas e crescimento no negócio café
O mês de julho marca o cooperativismo, com a comemoração da data internacionalmente no dia 03. As cooperativas, entre elas a Cooxupé, exercem importante papel social, econômico e ambiental transformando as comunidades e regiões onde estão inseridas.
A representatividade mundial deste movimento é tão relevante que, segundo a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras , se as 300 maiores cooperativas do mundo representassem um país ocupariam a 9ª economia mundial. Globalmente falando, o cooperativismo está presente em 100 países, com a participação de 1 bilhão de pessoas, gerando 250 milhões de empregos.
Cooxupé e cooperativismo
Neste cenário, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé celebra seus quase 90 anos de cooperativismo regional, dos quais mais de 60 são voltados ao negócio café, impactando mais de 200 municípios com a produção de mais de 16 mil famílias cafeicultoras cooperadas que produzem café verde tipo arábica no Sul de Minas Gerais, Cerrado mineiro e no Vale do Rio Pardo, conhecido como a média mogiana do estado de São Paulo.
Mais de 95% de seus produtores associados correspondem à agricultura familiar e são representados pela cooperativa diante do mercado mundial de café, com exportação para mais de 50 países. Tanto que em 2020, a Cooxupé embarcou para os mercados interno e externo 5.9 milhões de sacas; registrou a marca histórica no recebimento de café de 8,1 milhões de sacas, das quais 6,6 milhões foram entregues diretamente pelos cooperados.
“O espírito cooperativista é como uma família, em que os associados encontram mais oportunidades, competitividade, sustentabilidade e rentabilidade no mercado. Isso nos enche de orgulho por confirmar que o movimento segue crescendo ano após ano, apesar das situações adversas enfrentadas em nosso País e no mundo”, declara o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Representatividade
Ao considerar o ano de 2020, quando o recebimento de café da cooperativa foi de 8,1 milhões de sacas, de acordo com a CONAB, o volume recebido pela Cooxupé representou 17% da produção nacional de café arábica e 24% da produção deste tipo de café do estado de Minas Gerais.
Avanços
Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito e transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957, quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café, a Cooxupé faz parte da história da cafeicultura brasileira e avança a passos largos, fazendo com que o seu café verde vá muito além da fronteira nacional. A sede da cooperativa está instalada no município mineiro em Guaxupé, onde também está situado o Complexo Industrial Japy.
Hoje é referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica.