Cooxupé compensa emissões de poluentes de feira

Cooxupé compensa emissões de poluentes de feira

Compensação ocorre por meio de projetos de agricultura regenerativa. Emissões foram calculadas durante os três dias de FEMAGRI

2 minutos de leitura

A 22ª FEMAGRI retornou ao calendário de eventos presenciais com o propósito de valorizar as iniciativas que estão na vanguarda da sustentabilidade.

Portanto, foram calculadas as emissões de gases de efeito estufa durante os três dias de evento para mitigação desses impactos ambientais. E de quebra, visitantes e expositores puderam, ainda, calcular voluntariamente os impactos do deslocamento até a feira e, assim, escolherem projetos de compensação ambiental.

Calculadora virtual

“Todas as emissões geradas na FEMAGRI serão compensadas por meio de projetos de agricultura regenerativa. Assim, foi feito um levantamento e dessas emissões por meio do projeto Terrus Carbon Coffee, onde existem sete produtores participantes, entre os quais cooperados, estaremos aplicando e compensando todas as emissões geradas”, explica.

A calculadora, por outro lado, permite que as emissões geradas pelo deslocamento de produtores e expositores sejam compensadas de forma voluntária pelos participantes, incentivando ainda mais ações voltadas a sustentabilidade.

Ou seja, o projeto continua pós feira. E será uma forma, desde já, de mostrar que sustentabilidade e práticas de ESG são fundamentais para o negócio Café.

A calculadora virtual está hospedada na plataforma Carbon Fair.

Propriedades pré-selecionadas

“As propriedades que servirão de base para o sequestro de carbono foram pré-selecionadas para esse projeto. É utilizada uma metodologia desenvolvida pela empresa de tecnologia Quanticum, de tipologia de argila, em que avaliamos áreas onde há maior sequestro de carbono”, complementa o analista ESG.

Dessa forma, a Cooxupé torna-se cada vez mais sustentável, além de tornar os processos mais transparentes e ambientalmente corretos, como exige o mercado consumidor.

Entre as iniciativas oferecidas por meio da calculadora virtual, para futura compensação, estão projetos de preservação florestal, energia renovável e de uso da biomassa.

Como resultado, todos saem ganhando. A Cooxupé mostra seu compromisso frente às pautas de sustentabilidade, aumentando a visibilidade da marca. E, por fim, os cafeicultores adotam melhores práticas em prol do meio ambiente, agregando mais valor ao produto final.


Tags: