Nova plataforma disponibiliza cursos gratuitos a produtores de café

Nova plataforma disponibiliza cursos gratuitos a produtores de café

Programa do Cecafé oferece capacitação on-line em sustentabilidade no campo e inclusão digital de cafeicultores em tecnologia e informática

3 minutos de leitura

Já está disponível a produtores e profissionais do café de todo o país os cursos gratuitos on-line do Programa Produtor Informado. Antes de mais nada, criado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) em 2006. E que, agora, conta com a parceria da Plataforma Global do Café Brasil (GCP). Primeiramente, através da Iniciativa de Ação Coletiva “Uso Responsável de Agroquímicos”, para oferecer capacitações em sustentabilidade no campo. E da Microsoft, para fomentar a inclusão digital de produtores e comunidades cafeeiras em tecnologia e informática.

De antemão, o programa de ensino à distância (EAD) é totalmente gratuito e engloba um curso de boas práticas e sustentabilidade na cafeicultura. Baseado, assim, no Currículo de Sustentabilidade do Café – documento elaborado de forma coletiva pela cadeia do café e coordenado pela Plataforma (GCP). Bem como três módulos de tecnologia, compostos por sete cursos disponibilizados pela Microsoft, do nível básico ao avançado.

Cursos gratuitos

A princípio, a ferramenta e-learning do Produtor Informado disponibiliza conteúdos a produtores de café, trabalhadores rurais, agrônomos. Além de técnicos de campo, profissionais de sustentabilidade, consultores, estudantes e público em geral.

Em 14 aulas, pois, o curso de sustentabilidade possui conteúdo atualizado e de qualidade, que aborda temas como manejo do solo, uso de água, irrigação. Além de fertilidade, aplicação de agroquímicos e limites de resíduos, gestão ambiental (Código Florestal, destinação correta de resíduos, biodiversidade, uso racional de recursos, agricultura regenerativa).

Ademais, gestão da produção (colheita, pós-colheita, secagem, beneficiamento, comercialização), legislação trabalhista, segurança, saúde e bem-estar de produtores e trabalhadores. E, por fim, critérios ESG, certificações e padrões de sustentabilidade.

Em suma, o curso tem duração de duas horas e pode ser realizado no ritmo desejado pelo aluno.

Tecnologia

Por outro lado, os cursos de tecnologia, que são independentes do curso de sustentabilidade, estão divididos em módulos básico, intermediário e avançado. Dessa forma, foram disponibilizados pela Microsoft, no âmbito de seu Programa “Habilidades para o Emprego” (Skills for Jobs, no original em inglês).

Inclusive, o usuário pode fazer um ou todos os cursos, que são complementares e capacitam os produtores a melhorar suas habilidades relacionadas a ferramentas digitais. Além do uso da Internet e recursos de apoio, como elaboração de planilhas e outros documentos.

Nesse sentido, o módulo básico é focado em Letramento Digital e tem três cursos (5h35 de duração). Já o intermediário, composto por dois cursos (2h44), aprofunda-se nos aplicativos de produtividade da Microsoft, como Excel, Word e PowerPoint. Em conclusão, o avançado trabalha, em outros dois cursos (2h30), habilidades específicas para gerenciamento de dados e de projetos.

Gestão da atividade

Acima de tudo, a tecnologia é uma grande aliada para a melhor gestão dos produtores em sua atividade. E a capacitação de cafeicultores e comunidades cafeeiras vem ao encontro das ações do Pilar de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé. Isso de acordo com a gestora da área na entidade, Silvia Pizzol.

“A inserção do Programa Produtor Informado no universo digital facilita a disseminação de diversos materiais educativos. Que, quando aplicados no dia a dia dos cafeicultores e trabalhadores, fortalecem a melhoria contínua da sustentabilidade das propriedades rurais. Viabilizando o acesso dos cafés cultivados por esses produtores aos mercados mais exigentes em relação aos critérios ESG”, destaca.

Como acessar

Plataforma traz cursos gratuitos e on-line para os produtores de café. Crédito foto: Divulgação

Primordialmente, os cursos da Plataforma EAD do Produtor Informado podem ser acessados diretamente pelo produtor de forma individual, em celulares, tablets e computadores. Assim como por técnicos de empresas exportadoras, cooperativas e outras instituições do setor, que podem organizar turmas de produtores para a realização dos cursos.

Além disso, a plataforma oferece ferramentas de acompanhamento e performance dos grupos como suporte para esses técnicos. As duas modalidades, portanto, visam ampliar o acesso a conteúdo especializado sobre sustentabilidade na cadeia produtiva do café de todo o Brasil.

Quem acessa a Plataforma, posteriormente, encontra vários conteúdos extras à disposição. Como, por exemplo, cartilhas e planilhas básicas. Quando completados, todos os cursos dão direito a certificado.

Por último, para acessar, o interessado deve ser vinculado a uma instituição parceira do Programa Produtor Informado. E preencher um cadastro, fornecendo informações como nome, CPF, e-mail e região da propriedade.

Serviço

Plataforma EAD Produtor informado

Cursos: Sustentabilidade e Informática

Acesso: gratuito e on-line

Inscrições: Pelo site, clicando aqui

Formação: módulos de sustentabilidade, manejo e tecnologia aplicados à produção de café; Informática (níveis básico ao avançado)