Curta o carnaval com café

Curta o carnaval com café

Nutricionista afirma que bebida ajuda a dar energia, melhorando a capacidade de concentração durante os dias de folia

2 minutos de leitura

Para muita gente, um dos momentos mais esperados do ano é o Carnaval. A tradicional festa popular brasileira reúne, pois, multidões em todas as partes do país. Porém, para dar conta dos quatro dias de folia é preciso, antes de tudo, muito pique e disposição. Assim, a alimentação pode ser uma grande aliada. E, de acordo com especialistas, Carnaval com café pode ser uma boa dupla para ajudar nessa tarefa.

Carnaval com café

Obviamente, a bebida possui uma infinidade de nutrientes como vitaminas e minerais. Entretanto, é a cafeína que ganha a fama, por ser altamente estimulante.

O componente eleva o estado de alerta e ajuda a dar mais ânimo e energia ao organismo. Ele é responsável, ainda, por liberar a endorfina, que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

Ou seja, tem tudo a ver com Carnaval. Sendo ideal, sobretudo, em períodos que exigem maior esforço físico, como reforça o nutricionista André Facchin.

“Caso o objetivo seja permanecer mais tempo acordado, o café é excelente. Ele pode ser consumido de diversas formas, como os tradicionais cafés coados e espressos ou, ainda, em preparações que levam café como um dos componentes”, afirma.

Ele relaciona o consumo de café, também, com a hidratação. “Além da cafeína ser um bom diurético, faz com que a pessoa necessite de uma maior e melhor hidratação”, complementa.

Dicas de consumo

Para dar conta da folia, haja pique e boa alimentação! Assim, as refeições devem ser variadas. Mas o ideal é que contem, a princípio, com alimentos leves. Eles promovem a hidratação e aumentam a disposição.

Quanto ao efeito da cafeína, ele ocorre logo após o consumo, dando a energia e disposição que o folião tanto precisa. “A cafeína tem efeito praticamente imediato no organismo que pode durar de três a cinco horas. Mas o corpo pode reter a cafeína por até 12 horas. Isso depende, especialmente, da capacidade de metabolização e excreção”, avalia Facchin.

Moderação, sempre

Além do café, é possível encontrar a cafeína em muitos outros alimentos. Como, basicamente, os refrigerantes, chocolates e energéticos. Há, também, opções em suplementos. Contudo, o consumo deve ser feito com a orientação de um profissional.

Nesse caso, o nutricionista lembra que, mesmo em doses moderadas, a cafeína pode causar alguns desconfortos. “Deve-se tomar cuidado, pois doses elevadas de cafeína podem provocar taquicardia, ansiedade, tremores e insônia”, comenta Facchin.

E ele continua: “A principal orientação é consumir esses produtos com moderação. Isso porque, assim como outras substâncias, a cafeína também pode viciar e sabemos que o excesso de cafeína pode fazer muito mal para a saúde. O ideal é que o consumo seja de 1 a 3 xícaras por dia. Doses acima de 5 xícaras podem ter efeitos desagradáveis como aumento da ansiedade, dores de cabeça, desconforto gástrico, tremedeiras, aumento da sudorese, irritabilidade.”

O profissional ressalta, por fim, que a cafeína é contraindicada para pessoas com problemas de saúde como hipertensão e desconfortos gastrointestinais, além de crianças, gestantes e idosos.

Portanto, moderação é a palavra chave para aproveitar o melhor do Carnaval. Isso vale, inclusive, em relação ao consumo de café.


Tags: