Procafé apresenta nova variedade de café em Dia de Campo
Em Franca (SP), evento também renovou o convênio entre a Fundação do Café e a Fundação Procafé para a continuidade de pesquisas
A Fundação Procafé promoveu o Dia de Campo na Fazenda Experimental de Franca (SP). O encontro foi realizado na manhã de quarta-feira, 19 de abril.
De acordo com a entidade, mais de mil pessoas prestigiaram o evento. Dentre elas, cafeicultores, agrônomos, pesquisadores, consultores, técnicos e estudantes do setor.
Primeiramente, os convidados puderam conhecer tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais.
Do mesmo modo, a fundação transmitiu e demonstrou os resultados das pesquisas que os estudiosos da Fazenda Experimental de Franca realizaram recentemente.
Pesquisas
“O Dia de Campo tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas realizadas aqui. Foram sete estações diferentes, nas quais apresentamos a viabilidade da irrigação em cafezais na Região da Alta Mogiana. Além da distribuição dos nutrientes em profundidade, no solo em cafezais, culturas intercalares em cafezais. E a implantação da nova variedade de café com desempenho superior para a Região da Alta Mogiana, o Catucaí APA”, afirmou Marcelo Jordão Filho, engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé.
Além disso, o evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Franca Alexandre Ferreira e vereadores da cidade.
Também foram o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, José Henrique Mendonça, o presidente da Cocapec, Carlos Sato, e o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva.
Tecnologias
Sobretudo, durante a abertura do Dia de Campo, foi assinado um termo de renovação do convênio entre a Fundação do Café da Alta Mogiana e a Fundação Procafé.
Desde já, o acordo visa promover a difusão de tecnologias na cultura do café para os produtores de café da região da Alta Mogiana, na área da Fazenda Experimental de Franca. O convênio inicial completa 10 anos em 2023.
Encontros
Em suma, o Dia de Campo em Franca é o segundo de uma série de três encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 22 de março, em Boa Esperança (MG), e o terceiro está programado para os dias 31 de maio e 1º de junho, em Varginha (MG).