EPAMIG divulga publicação sobre ocorrência de geadas em regiões cafeeiras 

EPAMIG divulga publicação sobre ocorrência de geadas em regiões cafeeiras 

Boletim técnico aborda como prevenir perdas na lavoura devido ao evento climático

< 1 minuto de leitura

As geadas são um fenômeno climático que tem ocorrido, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, provocando prejuízos à agricultura.

Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os estados onde as lavouras de café são mais prejudicadas. Com perdas recentes que podem variar, especificamente, de 10% a 70% da produção.

E, desde já, diante do cenário de risco pela ocorrência de geadas à cafeicultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) apresenta o Boletim Técnico “Fundamentos e prevenção da geada na cafeicultura brasileira”. 

E alguns detalhes da publicação estão reunidos, em síntese, no portal do Centro do Comércio de café de Minas Gerais.

Condições climáticas 

O Boletim Técnico reúne, de forma simples e clara, informações sobre tipos de geada. Bem como a severidade do fenômeno com possíveis danos às plantas, além de métodos de proteção que podem, principalmente, reduzir os prejuízos ocasionados pelas geadas. 

A publicação teve a coordenação, especificamente, dos pesquisadores Williams Pinto Marques Ferreira (Embrapa Café) e Marcelo de Freitas Ribeiro (EPAMIG). Eles listam as principais empresas e instituições que trabalham com previsão meteorológica com foco na agricultura.

Dessa forma, o Boletim técnico reúne ferramentas para a realização de estudos, tanto no âmbito da previsão, quanto no cálculo do impacto das intempéries nas plantações.

Isso porque, frequentemente, a depender da gravidade dos danos, as consequências das geadas chegam a comprometer, inclusive, as safras dos dois anos subsequentes. 

Assim, a geada pode levar a impactos na produção de café, com expressivo reflexo na produtividade, não só de imediato, com reflexos no preço da commodity, mas também ao longo dos anos. O que, inevitavelmente, será repassado para os consumidores finais.


Tags: