Feira do Cerrado recebe selo Evento Neutro

Feira do Cerrado recebe selo Evento Neutro

Evento promoverá a compensação de CO2, neutralizando as emissões para o meio ambiente; feira acontece em 7 e 8 de fevereiro, em Monte Carmelo

2 minutos de leitura

A Feira do Cerrado, que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro, receberá, pela primeira vez, o selo Evento Neutro. Antes de mais nada, a certificação é emitida pela Eccaplan (consultoria em sustentabilidade). E, assim, atesta que o evento compensa suas emissões de carbono, apoiando projetos ambientais.

No ano passado, por exemplo, a Cooxupé conquistou o selo pela FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. Agora, o mesmo está sendo concedido para a Feira do Cerrado, em Monte Carmelo/MG. Nesse sentido, o objetivo é fortalecer as práticas ambientais que fazem parte das pautas da cooperativa. Além de engajar visitantes e parceiros a contribuírem de forma voluntária.

Evento Neutro

“É gratificante estar mais uma vez ao lado da Cooxupé fazendo essa ação ambiental, compartilhando nosso compromisso com a sustentabilidade. E implementando práticas que contribuem para um impacto ambiental positivo”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan Soluções em Sustentabilidade.

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a conquista do selo Evento Neutro mostra a preocupação da cooperativa com as questões ambientais em todas as suas atividades.

“A Feira do Cerrado tem como tema as soluções para um futuro sustentável do café. Então, essa conquista do selo Evento Neutro muito nos alegra, pois vai ao encontro do que estamos trabalhando diariamente. Não poderia ser diferente”, ressalta.

Emissão do selo

Segundo a Eccaplan, pois, todo tipo de evento causa impacto ao meio ambiente. Isso devido ao uso de geradores de energia, deslocamento de pessoas, geração de resíduos, entre outros. Aumentando, assim, a emissão de gases de efeito estufa.

“Os organizadores de eventos e as empresas que são conscientes desse impacto, e estão comprometidas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como é o caso da Cooxupé, buscam por alternativas. Fazendo, dessa forma, a quantificação de emissão desses gases de efeito estufa. E sua neutralização de carbono, tornando seu evento mais sustentável” explica Beltrame.

Desde já, essa prática é uma das recomendações da ISO 20212 de Gestão Sustentável de Eventos.

Neutralização de carbono

Sobretudo, a compensação, ou neutralização de carbono, será feita pelo programa Evento Neutro. Por meio dele, as emissões de gases de efeito estufa, que não puderem ser evitadas, serão devidamente quantificadas. E, na mesma proporção, uma ação de compensação ambiental será realizada, com apoio a projetos ambientais.

Em suma, o projeto que receberá o incentivo é o Terrus Carbon Coffee. Onde produtores de café se valem das práticas de agricultura regenerativa para aumentar a captura de carbono do solo. O que ainda reduz o uso de fertilizantes.

A ação, que conta com o apoio da Carbon Fair e da Quanticum, especialista em Inteligência de Solos, usa uma metodologia desenvolvida pela empresa de tecnologia Quanticum. Que utiliza magnetismo do solo para criar “zonas de manejo”.

Sustentabilidade

“Fazer a compensação de carbono de um evento como esse, por meio do apoio a produtores de café que usam práticas mais sustentáveis de produção, demonstra como esse setor está atento. E comprometido na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, comenta Natalia Buchwitz, COO da Eccaplan.

Além disso, toda a operação de neutralização ficará registrada na plataforma Carbon Fair. Demostrando, por fim, credibilidade, transparência e rastreabilidade da ação.

Serviço

Feira do Cerrado 2024

Quando: Dias 7 e 8 de fevereiro

Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n

Horário: das 8h às 18h

Entrada e estacionamento gratuitos