Eventos do agronegócio movimentam R$ 25 bi por ano no Brasil

Eventos do agronegócio movimentam R$ 25 bi por ano no Brasil

Exposição tem o papel de atrair o público especializado para fechar importantes parcerias comerciais

2 minutos de leitura

Nos últimos anos, o agronegócio tem mostrado ser um dos braços fortes do Brasil e, hoje, é um dos setores mais sólidos e rentáveis para se investir no país. Nesse cenário, os eventos do agronegócio se tornaram uma porta para as grandes marcas atualizarem o mercado com seus produtos, tecnologias e tendências.

De acordo com dados da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), no ano passado o mercado de eventos apresentou um crescimento de 400%, em relação a 2020. Desde já, movimentando cerca de R$75,4 bilhões em consumo e gerando R$4,65 bilhões em impostos federais.

Responsável, pois, por cerca 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2022, o setor ainda gerou mais de dois milhões de empregos durante o ano. Ainda segundo a associação, as principais feiras agrícolas do país geram movimentam cerca de R$ 25,4 bilhões por ano.

Principal feira

Em primeiro lugar, a Agrishow é considerada a principal feira do agronegócio da América Latina. Nesse sentido, a sua edição de 2022 contou com 200 mil pessoas visitantes e gerou negócios da ordem de R$11,2 bilhões, segundo os organizadores.

Em suma, o número correspondente a 280% a mais do que na última edição, de 2019.

Eventos do agronegócio

“Os eventos de agro são áreas onde temos constantes atualizações de produtos, tecnologias, tendências e mercado. Então, quem é do setor tem que estar o tempo todo aprendendo e se reciclando. É uma grande oportunidade que as empresas têm de mostrarem o que está sendo feito e quais seus propósitos. Fora o networking, gerar conexões é imprescindível”, diz Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience.

Para as empresas, portanto, estar presente em feiras de negócios é mais do que se apresentar. A exposição tem o papel de atrair o público especializado em seus segmentos para fechar importantes parcerias comerciais.

Ou seja, quando bem feito, seu crescimento torna-se uma consequência natural, defende a executiva.

Expectativa do mercado

Por fim, a expectativa do mercado para 2023, principalmente para o setor de eventos do agronegócio, é de seguir crescendo.

“O calendário nacional de eventos corporativos no ano passado apresentou um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para esse ano, a expectativa é de que mais de quatro mil feiras, congressos e cerimônias profissionais aconteçam no Brasil. Para o agro, o crescimento vem da necessidade de entendermos a importância do setor para o mundo. Precisamos de soluções sustentáveis e o agro sempre se mostrou promissor quanto a isso”, finaliza Mônica Schimenes.


Tags: