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Guia de café é lançado em português

Quarta edição do material deve ajudar pequenos produtores e exportadores de café

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O Guia do Café do International Trade Centre, antes de mais nada, é a fonte prática mais abrangente do mundo para o comércio internacional de café.

A ferramenta é, desse modo, essencial para produtores, exportadores e outros interessados na cadeia de valor.

Nesse sentido, a quarta edição inclui as tendências da última década, especialmente para qualidade, digitalização, mudança climática, finanças e riscos e preferências do consumidor.

Mas, a novidade é que o guia estará disponível, também, em português (ao lado de inglês, francês e espanhol), como explica o Negócio Rural.

Guia do café

O Guia do Café é globalmente acessível on-line e gratuito. E se baseia na colaboração de 70 especialistas e organizações da indústria cafeeira para traçar um caminho rumo a um futuro mais sustentável. 

Assim, a Alliances for Action do International Trade Centre, particularmente, lançou o material durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorreu em Belo Horizonte.

Depois, o International Trade Centre lançou a versão on-line da tradução durante a 10ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da OACPS em Luanda, Angola.

De acordo com a Diretora Executiva do International Trade Centre, Pamela Coke-Hamilton, “chegou a hora de a indústria se recuperar melhor, mas com os alicerces certos”.

Ela contextualiza, ainda, a importância desse material. “A renda da fazenda deve crescer de forma sustentável para garantir o futuro da indústria cafeeira. Parcerias público-privadas, alianças entre operadores da cadeia de suprimentos e políticas também são instrumentais para conduzi-lo a uma mudança generalizada. Este guia é um passo para fornecer informações sobre como tornar isso possível.”

Além disso, o Guia do Café é ferramentas de engajamento. E juntamente com projetos e programas do setor cafeeiro ajuda a produtores, micro, pequenas e médias empresas da América Latina e do mundo.

Por isso, ele explora a importância da agregação de valor na origem. E muda a dinâmica do consumo, apoiando o desenvolvimento do consumo de café nos países produtores.

CLAC e Organização Internacional do Café (OIC) fizeram a tradução. E, igualmente, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) foi outro importante colaborador e defensor do guia.

Construindo parcerias em todo o mundo

Nesse sentido, o programa Alianças para Ação do Centro de Comércio Internacional, por meio de sua parceria com a CLAC, a OIC e outros integrantes da indústria, trabalha ativamente para preencher a lacuna de disseminação de conhecimento.

E juntamente com a ITC, está implementando o concurso de qualidade do café Fairtrade ‘Golden Cup’. Assim, em 13 países, os produtores de café Fairtrade competem para ver quem tem o café da mais alta qualidade.

Em um ambiente amigável, sobretudo, a competição permite que os produtores de cada país compartilhem seus melhores cafés, troquem informações e aprendam mais.

A iniciativa, dessa forma, se concentra na promoção de agregação de valor no país e no desenvolvimento da competitividade nos mercados globais.


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