
Museu do Café promove webinário “O Feminino no Café Hoje”
Evento online, transmitido pelo Youtube, terá a participação de profissionais renomadas de várias áreas da cadeia do café nessa quarta, 29, e quinta-feira, 30
O Museu do Café, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove o webinário “O Feminino no Café Hoje”, nos dias 29 e 30 de setembro, das 15h às 18h, pelo Youtube.
O evento do museu tem o apoio da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) e da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Assim, reunindo profissionais renomadas de diversas áreas da cadeia do café, o encontro virtual mostra os desafios e experiências das mulheres nos dias de hoje.
Isto porque as mesas redondas terão como foco as ações que incentivam a participação das mulheres no setor. Além de abordar as redes de fortalecimento para essa atuação e as perspectivas futuras para ampliar o protagonismo dentro do setor.
Feminino no café
Segundo o museu, primeiramente, na quarta-feira (29), a abertura da atração será apresentada pela jornalista da TV Terra Viva, da Band, Lilian Munhoz, às 15h.
Na ocasião, falarão a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida (advogada com especialização em Gestão em Museus pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro) e a presidente da IWCA Brasil, Miriam Aguiar (socióloga com mestrado em administração rural e desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais).
Bem como a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira (engenheira de sistemas e administradora, com doutorado em Administração/Marketing pela Universidade Nacional de Rosario, da Argentina).
Após esse momento, o webinário segue para as mesas de debate:
Pioneirismo feminino
Quarta-feira, 29, das 16h40 às 18h
A primeira conversa será sobre os avanços das mulheres dentro do setor de café, destacando trajetórias e conquistas que afetaram toda a cadeia do grão.
Posteriormente, o diálogo segue na quinta-feira, 30, a partir do mesmo horário.
Criação e fortalecimento de redes
Quinta-feira, 30, das 15h às 16h20
Aqui, a intenção é discutir a construção e o trabalho desenvolvido dentro de redes para o fortalecimento do papel feminino em diferentes áreas.
Novos desafios de futuro na pesquisa e políticas públicas
Quinta-feira, 30, das 16h30 às 18h
Por fim, o foco do último encontro é a reflexão sobre as questões futuras, como a estrutura e incentivo da atuação das mulheres, com estudos que mostram a atuação delas no setor.
As palestras serão on-line, mas o Museu do Café está aberto para visitas, na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos.
O telefone é o (13) 3213-1750. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h).
O valor é de R$ 10 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos. Bem como professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos.
A visita é grátis aos sábados.