Importância da consultoria e revisão de pulverizadores

Importância da consultoria e revisão de pulverizadores

Em parceria com Agrointegra, a Cooxupé disponibiliza serviço aos cooperados para garantir eficiência dos insumos e segurança ao aplicador

3 minutos de leitura

A pulverização bem feita é fundamental para aumentar a eficiência dos insumos e da mão de obra. O que proporciona, antes de mais nada, maior economia, aumento de produtividade, menor impacto ambiental. Além de maior segurança para o aplicador e a produção de um alimento seguro para o consumidor. Pensando nisso, pois, a Cooxupé, em parceria com a Agrointegra, disponibiliza aos seus cooperados o serviço de consultoria e revisão de pulverizadores.

Nesse sentido, a cooperativa preparou um vídeo para explicar aos seus cooperados como oferecem este serviço.

Pulverizadores

De acordo com o diretor da Agrointegra, Marco Antônio Ávila, a parceria fornece um serviço de consultoria e assessoria em pulverização. Seja no café, e agora também mais recentemente em soja, milho, em grãos em geral.

“Esse serviço é focado em três pilares: treinamento do operador; manutenção e ajustes no pulverizador; e regulagens e calibração. Ou seja, três pontos fundamentais para a melhoria do processo de pulverização”, afirma.

Vantagens

Ávila explica, de antemão, quais são as principais vantagens em adquirir esse serviço. Que vão desde economia, redução de perdas, uma lavoura mais sadia com menor incidência de doenças. E, consequentemente, no final do processo, um aumento de produtividade.

“Hoje, a gente sabe que, por questões de ambiente, de máquina e de condições de aplicação, nós podemos ter perdas acima de 50% da pulverização. Isto é, uma perda de eficiência, o que reflete diretamente na produtividade. Portanto, a partir do momento que a gente reduz essas perdas, consequentemente aumenta a produtividade”, ressalta o diretor da Agrointegra.

Aplicação

Ainda segundo Ávila, o operador de pulverizadores é a principal peça para o sucesso da aplicação. Dessa forma, o treinamento ensina o preparo de calda, explica a importância de uma folha, o que é a planta. Ou seja, todos os fatores que interferem no processo, até chegar na regulagem e calibração.

“Nunca esquecendo da segurança, uso de EPI e todos os processos que podem envolver a pulverização em si”, detalha o gestor.

Treinamento

Nesse sentido, o treinamento de revisão de pulverizadores orienta que a máquina precisa ser conservada. Assim como um carro, ela tem que estar em dia.

Geralmente, a revisão começa no trator, corrigindo rotação de serviço. Afinal, 75% das máquinas trabalham abaixo da rotação ideal de serviço. E isso gera grandes perdas de eficiência.

“Depois, a gente chega no cardan, capa de cardan, engraxa e chega na bomba. Para terem uma noção, 40% dos pulverizadores da região cafeeira do Brasil estão, hoje, com óleo da bomba baixo ou branco, com água. Isso faz com que a bomba estrague precocemente”, alerta Ávila. Em seguida, ele informa que fazem todo o processo de averiguação do sistema de filtragem. E, se necessário, instalam um filtro de ramal, até chegar às pontas de pulverização. Desde já, durante a revisão, ajustam a máquina como um todo, seja ela da idade que for, para ela ficar em dia.

Acompanhamento

E, por último, tem o acompanhamento da qualidade da aplicação. “Mas, antes disso, a gente trabalha a regulagem e calibração da máquina. Regular, adequar às características da lavoura e calibrar, para que o pulverizador consiga aplicar corretamente o volume de calda por hectare. E, consequentemente, o ingrediente ativo, o produto recomendado pelo técnico da Cooxupé de maneira correta na lavoura”, destaca o diretor da Agrointegra.

Por fim, ele recomenda que o cooperado que tiver interesse no serviço pode entrar em contato com seu técnico da Cooxupé. Ou, então, ir até a loja mais próxima e solicitar mais informações pelos canais de atendimento.

Melhoras

Segundo João Paulo Magalhães do Valle, cooperado de Guaxupé/MG, o serviço de consultoria e revisão de pulverizadores oferecido pela Cooxupé traz diversas vantagens.

“Nós observamos várias vantagens na melhora da aplicação, com toda a segurança. Isso desde os cursos que eles forneceram para os funcionários e na aplicação, na economia dos produtos, sem desperdício. Assim, uma qualidade que antes não era feita de maneira correta. A planta aproveita melhor o produto, está com a calibragem perfeita, na hora certa”, conclui.

Saiba mais sobre a importância da consultoria e revisão de pulverizadores no vídeo do Cooxupé em Foco.