Tipologia de argila e seu impacto na agricultura

Tipologia de argila e seu impacto na agricultura

Cada solo possui um tipo de argila e esse fator é determinante para as recomendações agronômicas mais assertivas

2 minutos de leitura

Você sabia que o solo possui diferentes tipos de argila? E que esse, a princípio, é um fator determinante para que os técnicos sejam mais assertivos nas recomendações?

Desde já, isso ajuda não somente na definição da dose ideal. Como, também, em relação aos tipos de adubos, corretivos e cultivares que devem ser utilizados e as regiões com tendência de melhores cafés.

E o Cooxupé em Foco mostra como esse trabalho contribui para suprir a demanda do cafeeiro e elevar a produtividade.

Tipologia de argila

A busca por tratos de solo que sejam mais corretos e sustentáveis tem levado à avaliação do tipo de argila.

Atualmente, a Cooxupé desenvolve essa iniciativa por meio do programa Terrus Café. Que é resultado da parceria entre o Polo de Inovação EMBRAPII e a Quanticum Inteligência em solos, ligada à Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O intuito, cada vez mais, é que os profissionais tenham embasamento técnico e científico para serem assertivos nas recomendações, como afirma Guilherme Teixeira, engenheiro agrônomo e responsável pelo Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé.

“Nosso objetivo é reconhecer a argila presente no solo, pois cada tipo vai contribuir de forma diferente na hora da nossa recomendação. Assim, seremos cada vez mais precisos na hora de recomendar os fertilizantes, calcário, gesso, rocha e outros elementos nutricionais”, aponta.

Economia de recursos

O professor doutor Leandro Paiva, do IFSULDEMINAS/ EMBRAPII complementa. Frisando, pois, que o método de análise possibilita avaliações mais assertivas, com economia de recursos.

“A análise de solo vai nos mostrar os componentes dos nutrientes. E esse projeto vai dizer quais produtos melhor se encaixam naquele tipo de solo para fazermos a correção e termos a melhor resposta. Então, poderemos indicar os melhores calcários, nas melhores dosagens, para um ajuste fino”.

Tipos de cultura

Por meio da análise da tipologia de argila do solo é possível identificar, sobretudo, as culturas mais apropriadas para aquela determinada área. Como explica Diego Siqueira, cientista de solo da Quanticum.

“Quando identificamos esse tipo de argila conseguimos escolher qual a melhor variedade. Aqui eu planto o Mundo Novo, Arara ou um Catuaí? Qual o melhor adubo, um com fontes de fósforo mais solúvel ou menos solúvel? Onde eu terei o maior potencial para produzir qualidade e volume de café? Pensando, ainda, em armazenar carbono”, lembra.

Os cooperados que tiverem interesse em saber mais sobre a tipologia de argila podem entrar em contato com a Cooxupé por meio do Departamento de Geoprocessamento.

Confira abaixo o vídeo explicativo pelo Cooxupé em Foco.


Tags: