30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café será em junho
Os seis melhores cafés do Brasil na safra 2020/2021 serão conhecidos no dia 17/06, na cerimônia de premiação em formato virtual
A 30ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café divulgará os seis melhores cafés do Brasil, na safra 2020/2021, no dia 17 de junho, a partir das 18 horas, durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em formato virtual.
De acordo com o site Café Point, o evento contará com a participação de lideranças da illycaffè como o CEO Massimiliano Pogliani, o presidente Andrea Illy e os diretores Anna Illy e Alessandro Bucci, diretamente de Trieste, no norte da Itália.
A transmissão da cerimônia de premiação será aberta ao público e poderá ser acompanhada ao vivo clicando aqui.
Finalistas
Na premiação nacional, 40 finalistas concorrem ao pódio, selecionados entre os responsáveis pelas 567 amostras inscritas e aprovadas segundo os critérios do concurso. Clique aqui para conhecer os finalistas.
Na cerimônia do 30° Prêmio Ernesto Illy também serão destacados os premiados das categorias regionais. Para esta premiação, a illycaffè divide o mapa do Brasil em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.
Os três primeiros colocados participarão do 6º Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA), que acontece em dezembro de 2021, quando será revelada a ordem de classificação (primeiro, segundo e terceiro colocados).
Premiação
Os seis melhores cafés do Brasil na safra 2020/2021, que foram avaliados por uma Comissão Julgadora composta por membros da Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, serão conhecidos na cerimônia de premiação, recebendo diplomas e valores em dinheiro.
Entre os finalistas, Minas Gerais, o estado com maior produção nacional, dominou a lista, como região de origem de 38 dos 40 finalistas, que são provenientes das quatro regiões cafeeiras mineiras: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Os dois restantes da relação são paulistas: Daniella Romano Pelosini e Luiz Miguel Costa Rocha.
Em 30 anos de história, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, uma das premiações mais tradicionais da cafeicultura brasileira, já reuniu mais de 17 mil produtores inscritos e distribuiu mais de R$ 6 milhões em prêmios.