Cafeicultura sustentável amplia possibilidades no cenário mundial

Cafeicultura sustentável amplia possibilidades no cenário mundial

Cooxupé pratica Agenda ESG, direcionando a produção cafeeira dos cooperados para ganhar mais competitividade no mercado internacional

4 minutos de leitura

A sustentabilidade e a Agenda ESG (governança socioambiental) são temas de fundamental importância que vêm pautando diretrizes e as boas práticas agrícolas na cafeicultura global. No Brasil, a realidade da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) já está alinhada com as demandas para a produção de uma cafeicultura sustentável. E que atenda às exigências do mercado internacional.

Por conta disso, a Cooxupé estará presente no 9º Coffee Dinner & Summit. O evento é realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), nos próximos dias 25 e 26 de maio.

Desde já, o gerente ESG da cooperativa, Alexandre Monteiro, apresentará no evento como é a produção cafeeira dos cooperados. A apresentação será no Painel Sustentabilidade. Que abordará o tema “Cafeicultura sustentável ‘carbono negativo’ frente às metas corporativas globais: Brasil mais próximo do mercado de carbono”.

Cooperativa

A Cooxupé mantém, atualmente, mais de 18 mil famílias cooperadas com produção de café do tipo arábica nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro. Além da média mogiana do Estado de São Paulo e Matas de Minas.

Ademais, possui parcerias com empresas e instituições acadêmicas e de pesquisas para implementar e comprovar o quanto suas ações, bem como toda sua produção cafeeira, atendem às demandas sustentáveis. O que reflete em cafés certificados e reconhecidos diante do mercado externo.

Iniciativas próprias, pois, como programas e protocolos, já são colocadas em práticas. Permitindo que cada cooperado se aperfeiçoe em sustentabilidade. Com o apoio da assistência técnica no campo, todos os dias, por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Cooxupé.

Agenda ESG

Antes de mais nada, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destaca que a cooperativa está sempre antenada para que a Agenda ESG seja cumprida criteriosamente junto aos produtores associados.

De modo que o café produzido amplie a competitividade da Cooxupé e de seus cooperados. Bem como desenvolva cada vez mais todas as regiões onde atuam.

“Nossa administração está integralmente voltada para um futuro sólido tanto para a cooperativa quanto para nossos cooperados. As mudanças e as novas necessidades do mercado vêm colocando, dentro das empresas, grandes desafios para caminharmos rumo a um horizonte promissor e absolutamente estratégico. Para isso, já estamos desempenhando, ao longo dos últimos anos, uma gestão baseada em ESG. Sempre compromissada com a sociedade e o meio ambiente, por meio de uma governança”, afirma.

Cafeicultura sustentável

Nesse sentido, dentro desse cenário, a Cooxupé firmou, recentemente, uma parceria com a empresa Yara. Portanto, transformando-se na primeira cooperativa do Brasil a receber fertilizante verde. É um insumo produzido com baixa emissão de carbono, crucial para descarbonizar a cadeia alimentar e oferecer escolhas alimentares mais sustentáveis aos consumidores.

Ou seja, a assinatura reforçou o compromisso da Cooxupé de levar, aos cooperados, inovações e soluções para uma cafeicultura sustentável. Além disso, nos últimos anos, a cooperativa recebeu importantes premiações e reconhecimentos. Dentre eles, a liderança no ranking ESG entre as cooperativas brasileiras e a conquista Ouro no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão.

Coffee Dinner & Summit

Realizado pelo Cecafé, pois, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro. Reunindo, a cada dois anos, cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial para promover a prospecção de negócios.

Além de criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos. E, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental.

Os interessados podem obter mais informações no site do evento.

Evento carbono zero

Acima de tudo honrando seu pilar de atuação voltado à responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade. Isso para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 9º Coffee Dinner & Summit.

Dessa forma, através do cálculo das emissões de carbono geradas nos dois dias do evento, o Conselho compensou mais de 2,5 toneladas de CO2 através do plantio de árvores nativas. Contribuindo para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Santa Emília, produtora de café em Garça (SP). Por fim, no local, a regeneração do meio ambiente e a preservação das águas de nascentes beneficiam, direta e indiretamente, cerca de um milhão de pessoas nas 62 cidades da região.

Apoio institucional

Além disso, o 9º Coffee Dinner & Summit conta com apoio institucional nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). E também da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Museu do Café.

Ademais, tem o apoio internacional da European Coffee Federation (ECF), National Coffee Association (NCA), Paris Coffee ShowRio Coffee Nation e Swiss Coffee Trade Association (SCTA). E governamental dos Estados de São Paulo e Espírito Santo.

Sobre a Cooxupé

Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito, foi transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957. Quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Hoje, a Cooxupé possui mais de 60 anos de atividades voltados para o café e mais de 90 anos dedicados ao cooperativismo. É referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica.

Sobre o Cecafé

Fundado em 1999, o Cecafé representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional.

Nesse sentido, a entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade socioambiental.

Atualmente, possui 118 empresas comerciais, exportadoras, tradings, cooperativas, indústrias e produtores, que representam 96% dos embarques nacionais e remetem, anualmente, o produto a mais de 120 destinos.