Dia Nacional do Café: Conheça 10 livros para apaixonados pela bebida
Para celebrar a data, comemorada em 24 de maio, confira publicações sobre o grão mais amado do Brasil
O café é tão amado pelo mundo afora que temos três datas diferentes para celebrar a existência dessa bebida tão marcante. A princípio, existe o Dia Mundial do Café, em 14 de abril; ademais, tem o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro. Por fim, celebramos em 24 de maio o Dia Nacional do Café no país. Para comemorar, listamos 10 livros para quem é apaixonado pelo grão mais amado do Brasil.
Dia Nacional do Café
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o dia 24 de maio marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.
Em primeiro lugar, essa data comemorativa, considerada a mais importante dos Cafés do Brasil, foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2005. De antemão, o objetivo é valorizar e homenagear o produto que é paixão nacional.
Segundo a ABIC, cada pessoa consumiu em nosso país, em média, 4,81 kg de café torrado em 2020. Além disso, o Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial.
Por fim, o País possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar.
Agora, confira 10 livros para celebrar o Dia Nacional do Café:
1) “Apaixonados Por Café“
- Ryan Soeder e Kohei Matsund
Desde já, a publicação ensina segredos de baristas de vários lugares do mundo para você criar cafés incríveis em casa. Além disso, ainda inclui cinco moldes para enfeitar a bebida.
2) “Dicionário Gastronômico – Café com Suas Receitas”
- Giuliana Bastos
Primordialmente, o livro traz informações curiosas, detalhes técnicos de qualidade e produção dos grãos, além de uma elaborada pesquisa histórica.
Ainda assim, as páginas contam com belas fotos sobre a bebida e também ilustrações. Por último, a publicação é acompanhada de variadas receitas para os paladares mais apurados.
3) “O Livro do Café”
- Anette Moldvaer
Primeiramente, a especialista aborda todos os aspectos ligados à bebida. Desde a história às características das espécies e informações sobre o plantio e o beneficiamento.
Nesse sentido, ainda apresenta um roteiro global dos maiores e melhores produtores do mundo, com mapas e dados detalhados, além de mais de 100 receitas quentes ou frias de café.
4) “O Que Ninguém Te Contou Sobre Café”
- Jesus Fernando Miranda Barbosa e Tatiane Paulino da Cruz
Tanto quanto os apreciadores da bebida como os produtores do grão vão se interessar pela publicação. O livro detalha o trabalho desenvolvido para recuperar uma propriedade rural depauperada contendo uma lavoura de 130 mil pés de cafés.
Do mesmo modo, suas páginas revelam até como a pandemia do coronavírus afetou o setor cafeeiro.
5) “O Sonho do Café”
- Andrea Illy
Definitivamente, este livro é do visionário empreendedor italiano que comanda a illycaffè. Ele compartilha a trajetória da sua família e da sua empresa rumo à concretização do sonho de seu avô Francesco quando criou a marca: oferecer ao mundo o melhor café.
6) “História do Café”
- Ana Luiza Martins
Antes de mais nada, a historiadora narra a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional.
Além disso, analisa como o grão no Brasil transformou-se na semente que veio para ficar e marcar a nossa história. É um excelente livro para degustar nesse Dia Nacional do Café.
7) “Mulheres dos Cafés no Brasil”
- Embrapa
Acima de tudo, o livro explica qual é o papel das mulheres na produção de café no Brasil. A publicação traz o perfil das mulheres, a participação e o protagonismo na evolução do grão. E, ainda, a importância delas na agricultura familiar.
8) “Perfume de Sonho – Uma Viagem Ao Mundo Do Café”
- Sebastião Salgado
Em síntese, o famoso fotógrafo brasileiro desbravou três continentes por 10 anos para capturar o mundo do café. Ao todo, ele visitou 10 diferentes países.
Como resultado, o livro traz imagens em preto e branco do Brasil, Guatemala, Índia, China, Tanzânia e outras cinco nações, que foram reveladas pelo cultivo do café arábica.
9) “O Mercador de Café”
- David Liss
Antecipadamente, a história deste romance histórico se passa no início da comercialização de café na Europa, a partir da Holanda, em meados do século 17.
Misturando ficção e história, pois, o protagonista é um judeu que foge da Inquisição em Portugal e vai para Amsterdã. No novo país, ele perde tudo no mercado de açúcar e encontra uma nova mercadoria de muito potencial: o café.
10) “O Romance do Café”
- Beatriz Garcia
Por último, esta publicação histórico-literária aborda a origem e a evolução da cafeicultura no Vale do Paraíba fluminense e paulista, a Depressão Periférica, o Nordeste Paulistano e o Planalto Ocidental do Estado de São Paulo.
Ou seja, a autora analisa a importância econômica e sociocultural do ciclo dessa planta que sacudiu a estrutura da sociedade brasileira no limiar do século 19 até os primeiros anos da Era Vargas, quando ocorreram o processo de estatização da economia brasileira e a crise agrícola com a decadência do café.
Aproveite o momento, passe seu cafezinho e aprecie esses livros no Dia Nacional do Café.