Encontro abordará transformações nos sistemas alimentares para modelos sustentáveis Global hunger issue, water supply problem. Hands holding a paper sheet with world map in a plate with knife and fork icon over market shelves background. International craving and starvation metaphor.

Encontro abordará transformações nos sistemas alimentares para modelos sustentáveis

Com transmissão ao vivo, encontro acontece no dia 1º de março, com a presença de representantes do governo, setor empresarial, sociedade civil e academia

2 minutos de leitura

Com o apoio da União Europeia, representantes dos setores público e privado, da academia e da sociedade civil se reunirão em São Paulo para trocar experiências. E, assim, criar um caminho coletivo para a transformação dos sistemas alimentares para modelos sustentáveis.

O evento acontecerá, de antemão, no dia 1º de março, a partir das 8h30. E contará com transmissão ao vivo.

Sistemas alimentares

A organização do evento é do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), da UNEP/ONU (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), da Capitals Coalition e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O encontro, chamado TEEBAgriFood for Business, faz parte do projeto Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade para Agricultura e Alimentação (TEEBAgriFood).

Os participantes, pois, terão a oportunidade de acompanhar apresentações das entidades organizadoras. Além de contar, inclusive, com representantes do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Entre os temas abordados, a princípio, estão os desafios e oportunidades para a transformação dos sistemas alimentares, contabilidade econômica ambiental, exemplos nacionais e internacionais de sucesso, além de desenho conjunto de estratégias para o futuro.

“Este será um momento catalisador para acelerar a transição para uma cadeia alimentar equitativa, ecológica e positiva para a natureza. Um evento como este é uma grande oportunidade para aprender com os casos de negócios da transformação do sistema alimentar brasileiro, como cumprir com a legislação futura, divulgação e metas relacionadas à natureza, além de ser inspirado pelas melhores práticas de negócios”, analisa Ricardo Mastroti, diretor executivo do CEBDS.

De acordo com os organizadores, o debate sobre o tema é extremamente relevante. Isso porque, em síntese, os sistemas alimentares, o meio ambiente e a sociedade são fundamentalmente interconectados. Essa relação pode gerar, em suma, impactos positivos ou negativos. Além de representar, enfim, riscos de negócios, mas também oportunidades para prosperar em um mundo em mudança.