Juízes do Programa Especialíssimo 2022 já estão definidos

Juízes do Programa Especialíssimo 2022 já estão definidos

Conheça quem são eles e saiba quais os requisitos para ser um juiz em um programa de café especial

3 minutos de leitura

O Especialíssimo é uma iniciativa da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees, que premia os melhores cafés especiais da safra atual na região de atuação da cooperativa. Nesta edição, serão 13 juízes, todos com certificação mundial de profissional e degustador de café.

O programa sempre seleciona os 50 melhores que serão revelados em cerimônia de premiação. Assim, em 2022, o evento acontece no dia 25 de novembro em Guaxupé (MG).

Juízes

Todos os lotes recebidos vêm dos mais de 17 mil cooperados da Cooxupé. Portanto, estes lotes passam pela análise de juízes por meio de uma prova cega. Os atributos levados em conta são: xícara limpa; fragrância; aroma; acidez; corpo; doçura; sabor; finalização; uniformidade; equilíbrio e resultado global.  

De acordo com Christian Sarrassini Pontes, Gerente de Qualidade e Produção da SMC e juiz do programa, “todos esses atributos recebem uma nota de 0 a 10 para se obter uma nota final no café, seguindo o padrão SCA de avaliação. Depois de serem pontuados, é necessário calcular o Resultado Final para definir a graduação do café”, explica.

Para ser classificado como café especial, o lote precisa ter qualidade acima dos cafés gourmet, superiores e tradicionais. Contudo, essa qualidade só é alcançada após um cuidadoso ciclo de produção, além de uma avaliação minuciosa feita por profissionais.

Quem são os juízes do Programa Especialíssimo?

Em 2022, o Programa Especialíssimo conta com 13 juízes. Todos eles são profissionais treinados para garantir a qualidade e procedência do café. 

Para ser degustador do Especialíssimo, ele deve ser colaborador ou convidado da Cooxupé ou da SMC.  Além de possuir certificado Q-graders (Certificação Mundial para um profissional e degustador de café).

Os juízes este ano são: 

Flávio Borém – UFLA

Jean Carlos Rodrigues – SMC

Wallisson Divino da Silva – SMC

Christian Sarrassini Pontes – SMC

Welton da Silva Marçal – Cooxupé (Monte Carmelo)

Eduardo Vieira Dias – Cooxupé (Monte Carmelo)

Lucas Pimenta Gonçalves – Cooxupé

Felipe Henrique Alipio – Cooxupé

Marco Aurélio Mateus da Silva – Cooxupé

Luiz Evandro Ribeiro – Cooxupé

Silvio César Mussara Silva – Cooxupé

Guilherme Ferreira Garcia – Cooxupé

Sean Capistrano – Trabocca

Esta equipe conta, ainda, com o Torrador, Raul Felipe Paulino de Souza. Atuação também fundamental em um programa de premiação como o Especialíssimo.

Entenda os atributos avaliados

Xícara limpa: O café especial deve ser ausente de defeitos. Sendo assim, ao ingerir a bebida deve apresentar transparência e limpeza. 

Fragrância e aroma: Estes atributos são avaliados em três etapas: 1 – cheirar o pó torrado e moído ainda seco; 2 – cheirar os aromas liberados ao quebrar crosta; 3 – cheirando os aromas no café totalmente molhado enquanto repousa.

Acidez: Uma acidez agradável contribui para a vivacidade do café, mostra que é uma fruta fresca, o que contribui para a percepção de doçura. Já a acidez excessiva e sem qualidade indica característica não usual de um café.

Corpo: Este atributo consiste na percepção tátil do líquido na boca. Exemplo: o leite é caracterizado como um corpo diluído. Enquanto que o leite condensado possui um corpo cremoso/intenso.

Mais atributos

Doçura: Neste caso, a doçura representa o sabor doce agradável. Ao contrário, o café apresenta sensação de adstringência, verde e amargor.

Sabor: Esta propriedade deve ser, pois, observada desde o aroma até a finalização do café. O sabor refere-se à intensidade, qualidade e complexidade dessa combinação de gosto e aroma. São as sensações percebidas da boca ao nariz (sabores básicos e complexos).

Finalização: É a persistência do sabor no paladar após a ingestão da bebida. Quanto mais persistente e agradável melhor. Se a bebida apresentar uma sensação de curta duração ou algo desagradável, pode haver uma pontuação baixa.

Uniformidade: Este atributo refere-se à consistência de diferentes xícaras degustadas. Se as xícaras tiverem sabores diferentes, a classificação desse aspecto não deverá ser alta.

Equilíbrio: Os atributos Sabor, Finalização, Acidez e Corpo estão diretamente ligados. Portanto, se complementam ou contrastam. Isto é, se os atributos estão em harmonia entre si, o equilíbrio do café será ótimo.

Resultado Global: Este é, por fim, um compilado de todos os atributos e deve refletir total coerência em relação à avaliação feita pelo degustador. Um café que demonstra perfeitamente suas características, com sabores originais e agradáveis, certamente receberá uma pontuação mais elevada.