Oficinas de robótica do Sebrae Minas mobilizam 195 crianças na FEMAGRI 2023

Oficinas de robótica do Sebrae Minas mobilizam 195 crianças na FEMAGRI 2023

Atividades tiveram como temática ‘tecnologia e inovação’

2 minutos de leitura

Criar, experimentar e compartilhar soluções inovadoras. Foi dentro dessa temática que o Sebrae Minas ofereceu, durante a FEMAGRI 2023, oficinas de robótica para crianças e adolescentes.

A partir do pensamento de que ‘a educação transforma o território’, a oficina teve como propósito levar os participantes a um desafio. Com o auxílio de um tablet e um instrutor, crianças e adolescentes, entre 5 e 16 anos, eram convidados a montarem um carrinho, trator ou robô e, após a construção, colocar o projeto em prática.

“Se a gente pensar em ter pessoas mais preparadas, que acreditem em um território quase 100% agro, precisamos começar a mobilizar as crianças. A oficina de robótica foi criada com essa intenção de levar inovação e tecnologia. Em nossa região, a gente consegue visualizar esse trabalho dentro das lavouras, com os maquinários”, explicou a analista do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni.

Na oficina

As montagens foram feitas em trios que, após a conclusão, eram chamados a prototipar o projeto em um tapete simbolizado com uma plantação. No local, os participantes precisavam colher, fazer o beneficiamento até chegar ao produto final.

“É claro que avaliamos o perfil das crianças e adolescentes, pois cada um está em um nível de desenvolvimento. A partir daí tinha um instrutor que acompanhava. De acordo com a faixa etária, algumas conseguiram desenvolver as atividades sozinhas, enquanto outras precisaram de apoio e isso é natural, acontece conosco”, detalhou Luciene.

A analista frisou, ainda, que durante as oficinas, os participantes exercitaram, brincando, o trabalho em equipe e o planejamento para, assim, atingirem o resultado. “A oficina começa com as peças separadas e é preciso montá-las em conjunto para chegar a um produto final. Dessa forma, desenhamos nossa realidade dentro de uma estratégia de robótica”.

FEMAGRI

As oficinas aconteceram das 11h30 às 15h30 e tiveram a duração de 40 minutos cada sessão, tempo considerado suficiente para criar, desenvolver e fazer a prototipagem. No total, 195 crianças e adolescentes participaram da atividade.

“Acreditei muito quando fiz a proposta da oficina de robótica dentro de uma feira de negócios e o resulto foi positivo. Recebemos muitas crianças e adolescentes, inclusive de escolas da região. Então, acredito que mobilizou e mostrou que a educação é o futuro do agro”, afirmou Lucilene.

Educampo

Dessa forma, a oficina de robótica foi apenas uma das atividades oferecidas pelo Sebrae Minas dentro da FEMAGRI 2023.

Com um espaço montado na Fazendinha, o Sebrae divulgou, pois, a plataforma Educampo, que oferece um modelo de gestão para pequenas propriedades rurais, ajudando os produtores a terem maior controle de custos e receitas.

Assim, com a proposta de disseminar a gestão profissional no campo, o Sebrae apresentou nos três dias de feira palestras sobre empreendedorismo feminino, sucessão familiar e gestão na propriedade.


Tags: