Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café

Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café

Feira organizada pela Cooxupé, alinhada com as exigências globais, apresenta ações sustentáveis para as propriedades rurais

2 minutos de leitura

Alinhada com as exigências do mercado global e de olho no futuro, a Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café para mostrar aos seus cooperados a importância do comprometimento com as pautas ambientais.

Nesse sentido, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela cooperativa, apresentará ao cafeicultor o acesso às tecnologias de maior evidência da cafeicultura atual. Assim como novos conhecimentos para promover as boas práticas agrícolas e ações sustentáveis em suas propriedades e nas lavouras.

Sustentabilidade da produção de café

Primeiramente, a Cooxupé traz ao evento o Protocolo Gerações. Ou seja, o pacto de sustentabilidade desenvolvido pela cooperativa, em parceria com a SCS Global Service, estará em um grande estande. Isso com outros serviços e produtos oferecidos pela Cooxupé.

De antemão, a cooperativa e seus produtores estão amplamente comprometidos a fornecer café sustentável do ponto de vista ético e ambiental. Este objetivo, pois, decorre de um entendimento de que a longevidade e a qualidade do café estão intrinsecamente ligadas a um sistema de produção que é economicamente benéfico para o produtor em longo prazo. Assim, em harmonia com o meio ambiente e com as comunidades. 

O Protocolo inclui, portanto, as diferentes realidades e variações de cada produtor. E, também, diferentes níveis de sustentabilidade.

Selo Neutro pelo segundo ano consecutivo

Comprometida com a neutralização da emissão de carbono, a Femagri tem, pelo segundo ano consecutivo, o selo Evento Neutro. Desde já, a certificação é concedida pela Eccaplan pela compensação das emissões de gases de efeito estufa de suas operações. 

Em síntese, o programa voluntário consiste em quantificar as emissões de gases de efeito estufa que não podem ser evitadas. E que, na mesma proporção, são passíveis de compensação ambiental.

A partir de um inventário completo das emissões de gás carbono, sobretudo, a empresa faz a compensação por meio do projeto Terrus Carboun Coffee. Isto é, onde produtores de café se valem das práticas de agricultura regenerativa para aumentar a captura de carbono do solo. Assim, reforçando suas ações para a sustentabilidade da produção de café.

Credenciamento

Antes de mais nada, a Femagri 2024 é aberta aos cooperados da Cooxupé e produtores de café. Dessa forma, o credenciamento dos visitantes é realizado das 8h às 18h, na recepção.

Por fim, o evento terá uma área de 107 mil metros quadrados e o estacionamento conta com mais de 3.200 vagas.

Serviço

Femagri 2024

Quando: De 20 a 22 de março, das 8h às 18h

Onde: Guaxupé/MG

Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy