Telhas solares ganham destaque na FEMAGRI 2023

Telhas solares ganham destaque na FEMAGRI 2023

Eternit apresentou inovações que reduzem em até 95% consumo de energia elétrica

2 minutos de leitura

Dentre as diferentes tecnologias apresentadas durante a FEMAGRI 2023, o cafeicultor conferiu, na Fazendinha, as telhas solares do Grupo Eternit, também conhecidas como telhas fotovoltaicas.

A solução sustentável no segmento de coberturas unifica – nas conhecidas telhas de concreto e de fibrocimento – a tecnologia fotovoltaica, que capta a luz solar e, dessa forma, converte em eletricidade para residências, empresas ou barracões.

Telhas solares

Conforme Luiz Antônio Lopes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo Eternit, o sistema permite redução de até 95% no consumo de energia elétrica de uma residência. E funciona – no caso das telhas de concreto (primeiro lançamento da empresa) – com a instalação de pequenas placas ajustadas à ondulação dos telhados. As telhas de fibrocimento ainda não foram lançadas no mercado. “Quando cobrir o telhado, você já tem uma usina fotovoltaica inclusa, sem precisar instalar as placas por cima de um telhado montado. Juntamos as duas funções em um produto único”, explica Lopes.

Produto foi uma das novidades expostas na Fazendinha para o produtor de café

Ele ainda detalha os tipos do produto. “São dois: as telhas de fibrocimento, indicadas para galpões, armazéns e casas que não têm telhado aparente e as telhas de concreto (conhecidas como Tégula Solar) com a mesma tecnologia, voltadas para residências, por possuírem uma estética mais bonita não impactando na arquitetura da casa com aquelas placas por cima”, pontua Lopes. 

As novas telhas, por fim, são reguladas pela Aneel e certificadas pelo Inmetro. A partir da compra, o cliente faz a instalação e homologa na concessionária de energia elétrica. Assim, a empresa responsável pelas telhas faz o cálculo de quantas são necessárias diante do tamanho do imóvel e do consumo de energia.

Em uma residência, por exemplo, o investimento varia de R$ 15 mil a R$ 25 mil.