Cooxupé e Netafim unem forças para impulsionar a sustentabilidade na cafeicultura

Cooxupé e Netafim unem forças para impulsionar a sustentabilidade na cafeicultura

Parceria oferece tecnologias de irrigação com benefícios aos cooperados, aumentando eficiência hídrica e produtividade dos cafezais

2 minutos de leitura

A Cooxupé, maior cooperativa agropecuária de Minas Gerais, e a Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, firmaram uma parceria estratégica para que cooperados possam irrigar suas lavouras. Desde já, a aliança consiste na conexão de Cooxupé e Netafim com os distribuidores parceiros da Netafim. Nesse sentido, oferecendo benefícios significativos e condições especiais a milhares de cooperados.

De antemão, essa colaboração estratégica facilitará o acesso dos cooperados da Cooxupé a tecnologias de irrigação de última geração para seus cafezais. Permitindo, assim, que produzam mais com menos recursos.

“Com o apoio da Netafim, os produtores poderão investir em soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, proporcionando maior eficiência hídrica e melhorando a produtividade de seus cafezais, de forma sustentável”, explicou Ettore Vanzetti, gerente regional de Vendas da Netafim.

Cooxupé e Netafim

Em primeiro lugar, esta união reúne a força e a experiência da Cooxupé no setor agrícola, juntamente com a inovação e qualidade das soluções oferecidas pela Netafim. Além do atendimento especializado da rede de distribuição para cada agricultor. Ou seja, a parceria trará inúmeros benefícios aos agricultores, impulsionando o crescimento e fortalecendo a cadeia produtiva da cafeicultura.

A Cooxupé é uma cooperativa com 19 mil cooperados, sendo mais de 97% deles pequenos produtores que dependem da agricultura familiar. Ademais, recebe café de mais de 300 municípios em sua área de atuação, localizada no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).

Produtividade e rentabilidade

De acordo com Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, a parceria com a Netafim se deu porque a irrigação é uma tecnologia que agrega produtividade e rentabilidade ao cooperado.

“E porque a Netafim é uma empresa de irrigação diferenciada no setor em termos de qualidade de produtos e tecnologia”, disse Araújo.

Araújo contou ainda que as principais necessidades que levam os cafeicultores a optar pela irrigação são os expressivos aumentos de produtividade e rentabilidade. Portanto, assegurando uma produção segura e que não dependa das condições climáticas, cada vez mais imprevisíveis.

“Consideramos que o principal impacto positivo dessa nossa parceria será o aumento da satisfação de nossos cooperados. E, consequentemente, a fidelização deles com acesso a uma tecnologia de ponta que pode ser adquirida com a própria produção de café”, detalhou o gerente.

Atuação

Acima de tudo, a Cooxupé tem expandido sua atuação em mercados como o de cafés especiais e certificados. Com 48 unidades de negócios, incluindo a Matriz em Guaxupé, núcleos, filiais, unidades avançadas, postos de atendimento e um escritório de exportação em Santos, a cooperativa também possui armazéns. Além do moderno Complexo Industrial Japy, um empreendimento logístico de última geração.

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é líder mundial em soluções de irrigação e está presente em mais de 110 países. Assim, ao chegar ao Brasil na década de 1990, a empresa trouxe consigo um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento.

Primordialmente, com o objetivo de promover o eficiente uso da água e nutrientes, aumentando produtividades e trazendo muito mais tranquilidade aos produtores rurais.

Sustentabilidade

“Essa parceria fortalece o compromisso das empresas com a sustentabilidade e o desenvolvimento da cafeicultura, demonstrando a importância de se investir em soluções tecnológicas para uma produção mais eficiente e responsável”, finalizou Vanzetti.

Unidos, Netafim e Cooxupé, trazem um novo capítulo para a cafeicultura brasileira. Dessa forma, contribuindo para a prosperidade dos produtores e para a preservação do meio ambiente.