Desenvolvimento de plataforma digital de IGs de café
Iniciativa do Sebrae visa melhorar relacionamento com mercado e potencializar qualidade e origem dos grãos brasileiros
Nos tempos atuais, os consumidores mundiais demandam produtos que atendam aos critérios ESG (governança socioambiental). Além disso, as grandes nações importadoras lançam novas regulações para a aquisição de produtos. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias para a implantação e à otimização de plataforma digital de rastreabilidade se faz fundamental para melhorar a comunicação do produto com o consumidor final.
Nesse sentido, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um edital de chamada pública para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café. Antes de mais nada, o edital foi publicado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto CNA. E com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Coffee Dinner & Summit
Em primeiro lugar, a iniciativa está alinhada com os temas de debate dos painéis do 9º Coffee Dinner & Summit, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
O evento tem patrocínio do Sebrae e acontece hoje, 25 de maio, e amanhã, 26 de maio, em São Paulo (SP). A princípio, visa fortalecer o controle e a rastreabilidade das regiões produtoras, melhorar o relacionamento com o mercado e potencializar aspectos como qualidade e origem dos grãos.
Projetos
Antecipadamente, com inscrições dos pequenos negócios encerradas em 5 de maio, foram selecionados cinco projetos na primeira etapa do certame.
Cada um receberá, pois, R$ 20 mil para desenvolver, no prazo de dois meses, o Produto Mínimo Viável (MVP, em inglês). Em suma, com a melhor proposta tendo uma injeção de R$ 800 mil para entregar, em 10 meses, a plataforma digital das IGs de café.
Plataforma digital
De acordo com o Sebrae, a intenção é alcançar uma ferramenta, desenvolvida por pequenas empresas da área de tecnologia da informação no agronegócio, que traga inovação sustentável.
Ou seja, para garantir o controle e a rastreabilidade dos cafés especiais produzidos nas 13 regiões das IGs brasileiras de café. E, consequentemente, dar mais garantia sobre o produto para os mercados consumidores através das tecnologias digitais.
Mercados
Ademais, a proposta de uma plataforma digital visa monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional. Além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos produzidos no país.
Ainda assim, o Sebrae defende que a novidade também contribuirá para impulsionar a exportação dos produtos. E ampliar a conexão com o mercado internacional, fortalecendo a economia nacional, gerando emprego, renda e valorização dos produtos e serviços brasileiros.
Rastreabilidade
Nesse sentido, mais informações sobre esse trabalho de plataforma digital, com incentivo à rastreabilidade e à sustentabilidade dos cafés do Brasil, serão levadas pelo Sebrae ao 9º Coffee Dinner & Summit. O evento que se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro.
Sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos.
E, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental.
Por fim, confira mais informações sobre a plataforma digital clicando aqui.