Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

Avaliação do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé apresenta as condições meteorológicas de abril de 2023

4 minutos de leitura

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou maior volume de chuva e temperatura abaixo da média nos municípios que são monitorados pela cooperativa. Em primeiro lugar, a avaliação foi realizada durante o mês de abril de 2023.

Maior volume de chuva

De acordo com a avaliação, abril fechou com volume de chuva acima da média histórica em grande parte dos munícipios analisados, exceto em Guaxupé, Nova Resende e Rio Paranaíba.

Portanto, as chuvas concentraram-se principalmente nos 20 primeiros dias do mês, reduzindo no 3º decêndio. Em Serra do Salitre, no Cerrado Mineiro, houve registro do maior volume de chuva acumulado no mês de abril, sendo 206,2 mm. Enquanto que em Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, registrou-se o menor volume, com 45,3 mm, considerando o mesmo período.

Armazenamento de água no solo

Além disso, o armazenamento de água do solo em abril em Rio Paranaíba chegou a 37,4mm e em Guaxupé, 58,2mm, permanecendo abaixo da médica histórica.

Enquanto isso, os demais municípios analisados se mantiveram com volume acima da média histórica.

Ainda com exceção a Rio Paranaíba e Guaxupé, todos os municípios continuaram com o armazenamento de água no solo acima de 65%.

Preservação

A princípio, os frutos formados a partir da florada do final de setembro (30-31 semanas) completaram a fase de granação em março. Com o início da maturação dos frutos (abril), a redução de chuvas e deficiência hídrica moderada não são prejudiciais ao cafeeiro e podem contribuir para a preservação da qualidade de bebida.

E atenção: de acordo com a consultoria da Rural Clima – empresa especializada em serviços de previsão agrometeorológicas e parceira da Cooxupé –, os modelos meteorológicos indicam possibilidade de chuva durante o período de colheita do café.

Nesse sentido, o departamento recomenda desenvolver estratégias de pós-colheita para preservar a qualidade da bebida e minimizar as chances de desenvolver fermentações indesejáveis nos lotes de café, que podem ocasionar depreciação e desvalorização do fruto.

Em caso de dúvidas no pós-colheita, o cooperado pode entrar em contato com a equipe de Desenvolvimento Técnico de sua unidade de negócio.

Temperatura

De antemão, a temperatura média manteve-se ligeiramente abaixo da média histórica em todos munícipios analisados, com exceção a Guaxupé e Rio Paranaíba. Dessa forma, a estação meteorológica de Guaxupé registrou a temperatura máxima mais alta 32,3 °C e Cabo Verde a temperatura mínima mais baixa 8,0 °C.

No fim de março e início de abril, iniciou-se, pois, a fase de maturação dos frutos. O processo de maturação estará completo quando o acúmulo de evapotranspiração potencial (ETP) a partir da florada principal completar a somatória de 700 mm.

Sobretudo, o monitoramento demonstra a ETP acumulada de outubro de 2022 a abril de 2023 para os municípios analisados. As cidades avaliadas já atingiram ou estão próximas de atingir os 700 mm de ETP, assim o processo de maturação fisiológico estará completo.

Como resultado, há relatos de início de colheita em praticamente todos os munícipios acompanhados.

Gemas florais

Acima de tudo, no mês de abril, ocorre o início da indução das gemas axilares (vegetativas) formadas de setembro a março (dias longos) para gemas florais, que acontece durante o período de dias curtos, preparando para o florescimento que originará a produção do próximo ano.

De acordo com Camargo & Camargo (2021), a indução das gemas vegetativas em gemas reprodutivas ocorre durante três eventos imperceptíveis durante a transformação das gemas: Indução, Evocação e Iniciação.

Em outras palavras, a Indução corresponde às condições fisiológicas iniciada nos tecidos da gema em respostas às mudanças ambientais: diminuição da temperatura, redução na disponibilidade de água e principalmente fotoperíodo.

Ou seja, o cafeeiro recebe estímulos das condições meteorológicas para preparar as gemas vegetativas que são responsáveis pela formação de folhas e ramos para se transformar em gema reprodutiva. E, assim, modificar sua estrutura para ser capaz de formar flores e ser responsável pela perpetuação da espécie.

Processos

Do mesmo modo, a Evocação refere-se aos processos biológicos e bioquímicos desencadeados após a Indução floral. Essa condição é essencial para formação do primórdio floral. 

No terceiro evento, Iniciação, a gema está morfologicamente reconhecível como gema floral e, neste momento, a estrutura que é responsável pela formação da flor está pronta.

Do mesmo modo, a indução e maturação das gemas florais estarão completas quando a somatória de ETP, a partir de abril, atingir 350 mm, após as gemas reprodutivas entrarem em repouso aguardando o estímulo meteorológico necessário para a abertura da florada.

Na análise do departamento, pois, a ETP de abril varia de 72,1 mm (Cabo Verde) a 86,4 mm (Monte Carmelo).

Na página da Cooxupé estão disponíveis para consulta todos os dados coletados pelas estações meteorológicas da cooperativa.

Mapa de chuvas – Cerrado mineiro
Mapa de chuvas – Sul de Minas Gerais

Tags: