10 mitos e verdades sobre o consumo de café

10 mitos e verdades sobre o consumo de café

1º de abril - Dia da Mentira: vamos desmistificar as dúvidas e curiosidades que cercam essa popular bebida

3 minutos de leitura

O café é uma bebida apreciada no mundo todo. Além disso, possui uma grande variedade de opções como, por exemplo, o tipo, a forma de preparo, as maneiras de moer e torrar os grãos.

E por ser uma bebida tão popular, é comum surgirem afirmações que realmente são verdadeiras. Mas, há também mitos e tabus que se perpetuam e são carregados de geração em geração.

Mitos e verdades

E nesse primeiro de abril, Dia da Mentira, separamos 10 mitos e verdades sobre o café para você tirar as dúvidas de uma vez por todas.

E, assim, apreciar um café sem se preocupar com as “fake news” sobre essa bebida tão especial que mexe, em síntese, com o nosso lado afetivo, além de ser um poderoso estimulante.

Como o café é amplamente estudado em pesquisas, são elas que mostram os benefícios e malefícios de consumí-lo. Então, vamos a eles?

1 – Café tira o sono?

Verdade: Obviamente, muita gente afirma ter problemas para dormir após tomar café no fim da tarde ou mesmo à noite. E de acordo com a ciência isso tem fundamento. Pois, a cafeína tem um efeito estimulante e melhora o desempenho cognitivo.

Ou seja, ela aumenta o estado de atenção e alerta das pessoas. Assim, a indicação é tomar café no começo do dia ou início da tarde.

2 – Grávida pode tomar café sem problemas?

Mito: Na gravidez, o excesso de café pode acelerar o metabolismo. Tanto da mãe como do feto. E isso pode provocar problemas principalmente no início da gestação. Por isso, é bom tomar café com moderação não só durante a gravidez como, também, durante a fase de amamentação, como alerta o Mais 1 café.

3 – Tem quantidade indicada de consumo por dia?

Verdade: Antes de mais nada, não há problemas em tomar café diariamente. Entretanto, é bom ficar atento à quantidade. Já que a bebida em excesso pode causar dores no estômago, tremores, insônia e náuseas.

Conforme pesquisas, a orientação, desde já, é tomar até 4 xícaras pequenas de café por dia. O que corresponde, aproximadamente, a 300 ou 400 mg.

Contudo, cada método de preparo possui uma quantidade média de cafeína. E o espresso, particularmente, é o campeão dessa substância.

4 – Café vicia?

Mito: Que a bebida é irresistível isso é verdade. Contudo, os estudos mostram que ela não vicia, como mostra o Moka Clube.

E, apesar dos tabus que cercam o imaginário popular, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências de drogas”.

Ou seja, a cafeína não causa dependência e muito menos estimula vícios, como o de fumar.

5 – Muito café dá gastrite?

Verdade: Cada organismo reage de uma forma em relação ao café. E de acordo com a nutricionista Gabriela Braga, as pessoas que possuem algum tipo de problema estomacal devem, de antemão, reduzir o consumo do café. Isso porque, em excesso, a bebida pode irritar a mucosa que reveste o estômago.

Nesse contexto, a orientação é escolher cafés de boa qualidade, cujos grãos não passaram por processos de fermentação indesejáveis e que podem alterar negativamente a acidez da bebida.

6 – Café sem açúcar é mais saudável?

Verdade: Esse é um tema que sempre abordamos aqui no Hub do Café. Isso porque muita gente não consegue tomar café puro, sem adoçar. Contudo, o café sem açúcar é a melhor opção.

Todo mundo sabe sobre os males que o excesso de açúcar na dieta pode causar, como diabetes, por isso, tente ao menos reduzir o consumo do açúcar.

7 – Café cura a ressaca?

Verdade: Curiosamente esta afirmação é real. Pois, quando acordamos no dia seguinte após uma bebedeira logo pensamos em um café ou outra bebida “forte” para curar a ressaca. E estudos apontam que esse hábito realmente funciona, já que a cafeína oferece mais energia e inibe o efeito do álcool no organismo.

Mas, o ideal é não exagerar, porque o café favorece a eliminação de água pela urina. E isso, por fim, pode agravar os sintomas da desidratação.

8 – Café envelhece

Mito: Na verdade é o oposto disso. E o café, particularmente, ajuda a rejuvenescer devido à presença de antioxidantes. Essas substâncias, em síntese, atuam protegendo o nosso organismo. E pensando nisso, a indústria de cosméticos investe em produtos de beleza que utilizam café em sua composição. Então, nesse caso, o consumo é mais do que indicado.

9 – Café prejudica os dentes?

Verdade: O café tem um pH mais baixo do que a boca. Portanto, acaba sendo mais ácido. E isso agride o esmalte, que é a camada protetora do dente. A indicação, nesse caso, é sempre beber água após consumir café ou até escovar os dentes na sequência para evitar problemas.

10 – A bebida pode causar câncer?

Mito: Na verdade, as pesquisas científicas avaliam de forma positiva a bebida. E mostram que o café ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças. Novamente, lembramos aqui que a bebida possui antioxidantes. E eles ajudam, sobretudo, a proteger as células.

Um estudo americano revela, inclusive, que beber café regular ou descafeinado pode reduzir a probabilidade de desenvolver câncer colorretal.

Além disso, outras pesquisas pelo mundo avaliam os efeitos benéficos do café contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.